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| | | João Soares Somesso |
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| | | Muitas vezes em meu cuidar ← |
| | | hei eu gram bem de mia senhor; ← |
 | | | e quant'ali hei de sabor, ← |
 | | | se mi ar torna pois em pesar, ← |
 | 5 | | des que m'eu part'; e nulha rem ← |
| | | me nom fica daquel gram bem, ← |
 | | | e nom me sei conselh'achar. ← |
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 | | | Nem acharei, erg'em cuidar, ← |
| | | conselh', enquant'eu vivo for, ← |
 | 10 | | ca 'ssi me tem forçad'Amor ← |
| | | que me faz atal don'amar ← |
 | | | que me quer mui gram mal por en; ← |
 | | | e porque nom sab'amar, tem ← |
 | | | que nom pod'hom'Amor forçar. ← |
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 | 15 | | Mais Amor há tam gram poder ← |
| | | que forçar pode quem quiser; ← |
| | | e pois que mia senhor nom quer ← |
 | | | esto d'Amor per rem creer, ← |
| | | jamais seu bem nom haverei, ← |
| 20 | | senom assi como mi o hei: ← |
| | | sempr'em cuidá'lo poss'haver! ← |
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| | | Ca Deus me deu tam gram poder ← |
 | | | que, mentre m'eu guardar poder ← |
| | | de fala d'hom'ou de molher, ← |
| 25 | | que nom poss'este bem perder: ← |
| | | ca sempr'em ela cuidarei, ← |
| | | e sempr'em ela já terrei ← |
| | | o coraçom, mentr'eu viver. ← |
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Nota geral: O confronto entre a imaginação e a realidade é tema desta cantiga. A questão é resumida pelo trovador logo na 1ª estrofe: muitas vezes, em pensamento, imagina receber os favores da sua senhora; mas o gosto que então tem logo se transforma em tristeza, e nada lhe fica desse bem, nem sabe o que fazer. A única saída, como afirma na 2ª estrofe, é continuar a imaginar, pois o Amor força-o a amar uma senhora que o detesta por isso mesmo; e como ela não sabe amar, não acredita que o Amor tem tal poder. Ora, como prossegue na 3ª estrofe, o Amor tem efetivamente esse poder, e, não acreditando a dama em tal coisa, nunca poderá obter os seus favores senão em imaginação. Na última estrofe, ele explica melhor o que fará: enquanto se conseguir isolar, não falando com ninguém, pode imaginar à sua vontade e não perder esse bem. E assim se propõe continuar a pensar nela durante toda a vida. Chamamos novamente a atenção para os divertidos comentários marginais (M) que um leitor do século XV escreveu nas margens do Cancioneiro da Ajuda. Note-se ainda que, na cantiga seguinte, o trovador retoma e explica melhor aquilo em que cuida.
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