| | | João Garcia de Guilhade |
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| | | Fez meu amigo, amigas, seu cantar |
| | | per bõa fé, em mui boa razom |
| | | e sem enfinta, e fez-lhi bom som, |
| | | e ũa dona lho quiso filhar; |
| 5 | | mais sei eu bem por quem s'o cantar fez, |
| | | e o cantar já valria ũa vez. |
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| | | Tanto que lh'eu este cantar oí, |
| | | logo lh'eu foi na cima da razom |
| | | por quem foi feit'e bem sei por que[m] nom, |
| 10 | | e ũa dona o quer pera si; |
| | | mais sei eu bem por quem s'o cantar fez, |
| | | e o cantar já valria ũa vez. |
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| | | Eno cantar mui bem entendi eu |
| | | como foi feito, bem come por quem, |
| 15 | | e o cantar é guardado mui bem, |
| | | e ũa [dona] o teve por seu; |
| | | mais sei eu bem por quem s'o cantar fez, |
| | | e o cantar já valria ũa vez. |
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Nota geral: Numa cantiga que nos fornece curiosas informações sobre a arte trovadoresca, a donzela reivindica para si um belo cantar (poema e música) que o seu amigo teria feito e que uma dona (uma mulher casada) se andava a gabar de ter sido feito em seu louvor. Embora sendo discreto e não citando nomes, a donzela percebeu-o imediatamente e tem a certeza de ter sido ela a inspiradora. E, só por isso mesmo, o cantar já seria bom.
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