Cantiga referida em nota


João Garcia de Guilhade


Treides todas, ai amigas, comigo
veer um home muito namorado,
que aqui jaz cabo nós mal chagado,
e pero hoj'há muitas coitas sigo,
5       nom quer morrer, por nom pesar a'lguém
       que lh'amor há, mais el muit'ama alguém.
  
Já x'ora el das chagas morreria,
se nom foss'o grand'amor verdadeiro.
Preçade sempr'amor de cavaleiro;
10ca el, de pram, sobr'aquesto perfia:
       nom quer morrer, por nom pesar a'lguém
       que lh'amor há, mais el muit'ama alguém.
  
Lealmente ama Joam de Guilhade,
e de nós todas lhi seja loado
15e Deus lhi dê, da por que o faz, grado,
ca el, de pram, com mui gram lealdade,
       nom quer morrer, por nom pesar a’lguém
       que lh'amor há, mais el muit'ama alguém.
  



 ----- Aumentar letra ----- Diminuir letra

Nota geral:

Cantiga em que uma voz feminina (que não será a da donzela) incita um grupo de amigas a irem visitar um homem apaixonado e ferido, e que não quer morrer para não desgostar alguém que ama e por quem é amado. Se as chagas referidas parecem, neste caso, bem reais e físicas (resultantes de algum recontro militar?), esse homem, como é dito na 3ª estrofe, não é outro senão o próprio João Garcia de Guilhade, cavaleiro leal e muito de louvar.
Esta é a primeira de uma notável série de cantigas de amigo auto-referênciais, ou seja, nas quais João Garcia de Guilhade se refere a si próprio por interposta voz feminina, a da donzela que põe a cantar. E se, neste caso, o tom é de (auto-)elogio, em quase todos as restantes a voz da donzela é assumidamente crítica e irónica. No seu conjunto, este grupo de cantigas, pela inteligência poética que atestam e pela inegável modernidade que resulta deste "teatro de vozes", são um dos pontos mais altos da Lírica trovadoresca galego-portuguesa.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Amigo
Refrão
Cobras singulares
(Saber mais)


Fontes manuscritas

B 741, V 343
(C 741)

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 741

Cancioneiro da Vaticana - V 343


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas