Cantiga referida em nota
| | | | | | João Garcia de Guilhade |
| | | | Treides todas, ai amigas, comigo | | | | veer um home muito namorado, | | | | que aqui jaz cabo nós mal chagado, | | | | e pero hoj'há muitas coitas sigo, | | 5 | | nom quer morrer, por nom pesar a'lguém | | | | que lh'amor há, mais el muit'ama alguém. | | | | | Já x'ora el das chagas morreria, | | | | se nom foss'o grand'amor verdadeiro. | | | | Preçade sempr'amor de cavaleiro; | | 10 | | ca el, de pram, sobr'aquesto perfia: | | | | nom quer morrer, por nom pesar a'lguém | | | | que lh'amor há, mais el muit'ama alguém. | | | | | Lealmente ama Joam de Guilhade, | | | | e de nós todas lhi seja loado | | 15 | | e Deus lhi dê, da por que o faz, grado, | | | | ca el, de pram, com mui gram lealdade, | | | | nom quer morrer, por nom pesar a’lguém | | | | que lh'amor há, mais el muit'ama alguém. | |
|
----- Aumentar letra ----- Diminuir letra
|
|
| Nota geral: Cantiga em que uma voz feminina (que não será a da donzela) incita um grupo de amigas a irem visitar um homem apaixonado e ferido, e que não quer morrer para não desgostar alguém que ama e por quem é amado. Se as chagas referidas parecem, neste caso, bem reais e físicas (resultantes de algum recontro militar?), esse homem, como é dito na 3ª estrofe, não é outro senão o próprio João Garcia de Guilhade, cavaleiro leal e muito de louvar. Esta é a primeira de uma notável série de cantigas de amigo auto-referênciais, ou seja, nas quais João Garcia de Guilhade se refere a si próprio por interposta voz feminina, a da donzela que põe a cantar. E se, neste caso, o tom é de (auto-)elogio, em quase todos as restantes a voz da donzela é assumidamente crítica e irónica. No seu conjunto, este grupo de cantigas, pela inteligência poética que atestam e pela inegável modernidade que resulta deste "teatro de vozes", são um dos pontos mais altos da Lírica trovadoresca galego-portuguesa.
|
|
Nota geral
Descrição
Cantiga de Amigo Refrão Cobras singulares (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 741, V 343 (C 741)
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Desconhecidas
|