| | | Estevão Coelho |
| | | | Sedia la fremosa seu sirgo torcendo, | | | | sa voz manselinha fremoso dizendo | | | | cantigas d'amigo. | | | | | Sedia la fremosa seu sirgo lavrando, | | 5 | | sa voz manselinha fremoso cantando | | | | cantigas d'amigo. | | | | | - Par Deus de cruz, dona, sei eu que havedes | | | | amor mui coitado, que tam bem dizedes | | | | cantigas d'amigo. | | | 10 | | Par Deus de cruz, dona, sei [eu] que andades | | | | d'amor mui coitada, que tam bem cantades | | | | cantigas d'amigo. | | | | | - Avuitor comestes, que adevinhades! |
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| Nota geral: Iniciando-se com a delicada pintura de um cenário doméstico, onde nos é apresentada uma formosa dona bordando a fio de seda, enquanto canta cantigas de amigo, esta composição introduz-nos, em seguida num curto diálogo entre uma voz (eventualmente masculina), que relaciona o seu canto com as mágoas de amor que ela sentirá, e, por fim, a voz da dona, que, no registo popular dos ditos proverbiais, confirma que o seu interlocutor adivinhou.
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