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| | | Estêvão Fernandes d'Elvas |
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| | | Ouç[o] eu dizer um verv'aguis[a]do ← |
| | | que bem e mal sempre na face [v]em; ← |
| | | e verdad'é, per com'end'a mi avém ← |
| | | d'ũa dona, u tod'est'hei osmado: ← |
| 5 | | ca de quanto bem na sa face vi ← |
| | | vem end', amigos, tanto mal a mi, ← |
| | | per que o verv'em meu dan'é provado. ← |
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| | | [D]a sa bondade e seu prez mui loado ← |
| | | e sa mesura, nem do seu bom sem, ← |
| 10 | | nom mi vem mal, mais doutro mui gram bem ← |
| | | que eu, amigos, polo meu pecado, ← |
| | | na sa fremosa face conhoci; ← |
| | | per quanto mal end'a mim vem dali ← |
| | | está o verv'em meu dan'acertado. ← |
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| 15 | | [De] masel'e grand'afã e cuidado ← |
| | | e gram coita que m'aficado tem, ← |
| | | de tod'est'a mim nom fal ende rem, ← |
| | | por qual doair'e quam bem apostado, ← |
| | | na sa face fremosa conhoci, ← |
| 20 | | com gram beldade, amigos; e assi ← |
| | | em meu dan'é o verv'afaçaiado. ← |
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| | | [E] des entom, amigos, entendi ← |
| | | que este vervo, que eu sempr'ouvi, ← |
| | | é com verdad'em [meu] dan'acabado. ← |
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Nota geral: Dirigindo-se aos seus amigos, e partindo de um provérbio antigo ("mal e bem na face vem", ou seja, o rosto é o espelho do coração), o trovador enumera as qualidades da sua senhora (o bem) e confessa o quanto ela o faz sofrer (o mal). Assim estaria confirmado o dito provérbio, para sua desgraça. Mas note-se que, ao desenvolver o provérbio desta forma, o trovador faz dele uma utilização algo heterodoxa, já que, no caso, no rosto da senhora, o bem que ele vê é o dela (as suas qualidades) mas o mal é o dele. Num estudo recente (2019), Esther Corral Díaz analisa a questão do rosto da dama nas cantigas galego-portuguesas1, com larga referência a esta cantiga de Estêvão Fernandes.
Referências 1 Corral Díaz, Esther (2019), "El rostro de la dama en la cantiga de amor", Theory and Criticism of Literature and Arts (TCLA), vol. 4, nº 2.
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