Pedro, conde de Barcelos


Tal sazom foi em que eu já perdi
quanto bem houv'e nom cuidei haver
que par podesse a outro bem seer;
mais ora já mi guisou Deus assi
5que, u perdi tam gram bem de senhor,
cobrei d'atender outro mui melhor
em todo bem, de quantos outros vi.
  
E quand'em outra sazom perdi eu
aquel gram bem, log'i cu[i]dei que nom
10perdesse coita do meu coraçom;
mais agora Deus tal senhor mi deu
 que de bom prez e sem e parecer
é mui melhor de quantas quis fazer;
e quis log'i que foss'em poder seu.
  
15Quand'eu perdi aquela que amar
sabia mais que mim nem outra rem,
nom cuidava d'atender outro bem;
mais prougue a Deus de mi o assi guisar
que, u perdi aquela que amei,
20em outra senhor mui melhor cobrei,
que me faz Deus servir e desejar.
  
  [Foi] ena sazom em que m'eu queixei
a Deus, u perdi quanto desejei;
 oimais poss'eu com razom Deus loar
  
25porque me pôs em tal cobro que hei
por senhor a melhor de quantas sei,
em que pôs tanto bem que nom há par.



 ----- Aumentar letra ----- Diminuir letra

Nota geral:

Tendo perdido a mulher amada, o trovador acreditava que o sofrimento nunca o abandonaria; mas Deus veio em seu auxílio, fazendo-o conhecer outra senhora sem par. Note-se que a imagem da senhora perdida regressa no início de todas as estrofes, partilhando o espaço com a nova amada (ou seja, como uma memória melancólica mas pacificada).
A composição continua, muito visivelmente, a linha das duas que a precedem nos manuscritos: da morte da amada, chorada nessas cantigas, passa-se aqui a um novo amor salvador. E também aqui parece haver um fundo biográfico, já que D. Pedro, depois de enviuvar precocemente, e após um breve segundo casamento de circunstância (que acabou em complicado divórcio), viveu o resto da sua vida com D. Teresa Anes, castelhana vinda no séquito da rainha D. Beatriz.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Amor
Mestria
Cobras singulares
Finda (2)
(Saber mais)


Fontes manuscritas

B 610, V 212

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 610

Cancioneiro da Vaticana - V 212


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas