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| | | Afonso X |
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 | | | Pois que m'hei ora d'alongar ← |
| | | de mia senhor, que quero bem, ← |
 | | | porque me faz perder o sem, ← |
 | | | quando m'houver del'a quitar, ← |
 | 5 | | direi, quando me lh'espedir: ← |
 | | | de mui bom grado queria ir ← |
 | | | log'e nunca [m'end'ar] viir. ← |
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 | | | Pois me tal coita faz sofrer, ← |
| | | qual sempr'eu por ela sofri, ← |
 | 10 | | des aquel dia 'm que a vi, ← |
 | | | e nom se quer de mim doer ← |
 | | | atanto lhi direi por en: ← |
 | | | moir'eu e moiro por alguém ← |
 | | | e nunca vos mais direi en. ← |
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| 15 | | E já eu nunca veerei ← |
| | | prazer com estes olhos meus, ← |
| | | de[s] quando a nom vir, par Deus, ← |
| | | e com coita que haverei, ← |
| | | chorando lhi direi assi: ← |
 | 20 | | moir'eu porque nom vej'aqui ← |
 | | | a dona que nom vej’aqui. ← |
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Nota geral: Cantiga sobre a dor da despedida. O que é interessante, no entanto, nesta composição é que, no final de cada estrofe, e de forma muito original, Afonso X reproduz textualmente refrães de cantigas de amor de trovadores seus contemporâneos e que faziam parte do seu círculo: de João Soares Coelho, na primeira e na segunda estrofes, e de João Garcia de Guilhade na terceira (indicamos quais as cantigas concretas nas notas marginais). É possível que estas citações tivessem um qualquer sentido, que hoje nos escapa. Note-se, de qualquer forma, que, em todas as estrofes, estes dois versos finais parecem contradizer um pouco os versos anteriores e introduzir um tom jocoso no universo fechado do canto de amor.
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