Pesquisa no glossário → (linha 20)
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| | | Paio Gomes Charinho |
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| | | De quantas cousas eno mundo som ← |
 | | | nom vej'eu bem qual pod'en semelhar ← |
| | | a 'l-rei de Castela e de Leon ← |
| | | se[nom] ũa qual vos direi: o mar. ← |
 | 5 | | O mar semelha muit'aqueste rei; ← |
| | | e daqui em deante vos direi ← |
 | | | em quaes cousas, segundo razom. ← |
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| | | O mar dá muit', e creede que nom ← |
| | | se pod'o mundo sem el governar, ← |
 | 10 | | e pode muit', e [há] tal coraçom ← |
 | | | que o nom pode rem apoderar. ← |
 | | | Des i ar [é] temudo, que nom sei ← |
| | | quen'o nom tema; e contar-vos-ei ← |
| | | ainda mais, e julga[de]-m'entom. ← |
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| 15 | | Eno mar cabe quant'i quer caber; ← |
| | | e mantém muitos; e outros i há ← |
| | | que x'ar quebranta e que faz morrer ← |
 | | | enxerdados; e outros a que dá ← |
| | | grandes herdades e muit'outro bem. ← |
 | 20 | | E tod'esto que vos conto avém ← |
| | | a 'l-rei, se o souberdes conhocer. ← |
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 | | | E da mansedume vos quero dizer ← |
 | | | do mar: nom há cont', e nunca será ← |
 | | | bravo nem sanhudo, se lh'o fazer ← |
 | 25 | | outro nom fezer; e sofrer-vos-á ← |
 | | | tôdalas cousas; mais se em desdém ← |
 | | | o per ventura algum louco tem, ← |
| | | com gram tormenta o fará morrer. ← |
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 | | | [E] estas manhas, segundo meu sem, ← |
 | 30 | | que o mar há, há el-rei; e por en ← |
 | | | se semelham, quen'o bem entender. ← |
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Nota geral: Cantiga relativamente heterodoxa, e por isso mesmo difícil de enquadrar num dos três géneros canónicos da poesia galego-portuguesa, e na qual Paio Gomes Charinho nos traça o retrato do rei, a partir de uma comparação com o mar. O rei em causa será provavelmente Sancho IV de Castela, de quem Charrinho foi almirante-mor, cargo que deixou de desempenhar por volta de 1287 (como, aliás, refere em duas das suas cantigas de amigo). Se o mar ocupa, pois, um lugar particular na obra do trovador (vide também uma das suas cantigas de amor), note-se que esta composição utiliza o tema de forma mais indireta e subtil: na verdade, a comparação entre o rei e o mar que desenvolve, se salienta aspetos positivos do mar (o poder, a generosidade), inclui igualmente muitos aspetos negativos (a crueldade, a força bruta). Também o final da cantiga, apelando para aqueles que a possam bem entender (v. 31), parece reforçar o caráter voluntariamente ambíguo da composição, projetando-a para o terreno da crítica e da sátira. Deve acrescentar-se, no entanto, que uma comparação muito semelhante já está presente nas Partidas de Afonso X (II, Título IX, lei XXVIII - Que semejança pusieron los Antiguos a la Casa del Rey). Se, neste caso, se trata da comparação entre o mar e a Corte, e não especificamente com a pessoa do rei, a similitude dos termos em que ambas são feitas não pode deixar de ser realçada.
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