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| | | Pero Garcia Burgalês |
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 | | | Joana, dix'eu, Sancha e Maria ← |
 | | | eno meu cantar, com gram coita d'amor; ← |
 | | | e pero nom dixe por qual morria ← |
| | | de todas três, nem qual quero melhor, ← |
 | 5 | | nem qual me faz por si o sem perder, ← |
| | | nem qual me faz ora por si morrer, ← |
| | | de Joana, de Sancha, de Maria. ← |
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| | | Tant'houve medo que lhe pesaria ← |
| | | que nom dixe qual era mia senhor ← |
| 10 | | de todas três, nem a por que morria, ← |
| | | nen'a que eu vi parecer melhor ← |
| | | de quantas donas vi e mais valer ← |
 | | | em todo bem; non'a quige dizer ← |
| | | tant'houve medo que lhe pesaria. ← |
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 | 15 | | E pero mais tolher nom me podia ← |
| | | do que me tolhe, pero m'hei pavor: ← |
 | | | tolhe-mi o corpo que já nunca dia ← |
 | | | éste, nem noite, que haja sabor ← |
 | | | de mim nem d'al! Que mi há mais a tolher? ← |
 | 20 | | Nom vej'ela, que moiro por veer, ← |
| | | que éste o mais que me tolher podia! ← |
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 | | | E por aquest'eu viver nom querria, ← |
 | | | per bõa fé, ca vivo na maior ← |
| | | coita do mundo des aquele dia ← |
| 25 | | que a nom vi, ca nom houve sabor ← |
| | | de mim nem d'al, nem vi nunca prazer. ← |
| | | E pois me vej'em tal coita viver, ← |
| | | Deus me confonda se viver querria! ← |
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| | | Ca esta dona me tolheu poder ← |
 | 30 | | de rogar Deus e fezo-me perder ← |
| | | pavor de morte, que ante havia. ← |
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Nota geral: Segunda de uma série de quatro cantigas onde o trovador faz um jogo com a identidade da senhora amada, a partir de três nomes femininos (Joana, Sancha e Maria). Referindo a cantiga anterior, o trovador confirma que não disse qual delas era a sua senhora, com medo de a contristar. A partir de 3ª estrofe, no entanto, a composição segue o registo tópico da cantiga de amor, com o trovador a lamentar o que sofre por não a ver, um sofrimento que o faz desejar a morte. Sendo certo que as composições partem claramente do modelo da cantiga de amor, desenvolvendo um dos seus elementos mais típicos, o segredo quanto à identidade da amada, também é certo que esta referência muito concreta aos nomes das três donzelas assume inegavelmente um sentido jocoso, razão pela qual teremos de considerar o seu género incerto.
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