| | | Pero Garcia Burgalês |
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| | | Ai eu coitado! e quand'acharei quem |
| | | me dê conselho como possa ir |
| | | a um logar u eu querria ir? |
| | | E nom posso! Nem ar poss'achar quem |
| 5 | | me dê conselho como possa ir |
| | | veê'la dona que por meu mal vi, |
| | | mais fremosa de quantas donas vi, |
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| | | e por que moiro, querendo-lhe bem; |
| | | ca tam fremosa dona nunca fez |
| 10 | | Nostro Senhor, de quantas donas fez, |
| | | nem tam comprida de tod'outro bem. |
| | | Por esta moiro, que Deus a tal fez! |
| | | E nom lho disse, se me valha Deus, |
| | | ca nom ousei, assi me valha Deus! |
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| 15 | | ca me quis ante mia coita 'ndurar |
| | | ca me perder com tam bõa senhor, |
| | | a que deu tanto bem Nostro Senhor; |
| | | e quero-m'ante mia coita 'ndurar. |
| | | Mais rogarei tanto Nostro Senhor: |
| 20 | | que El me lev'u a possa veer; |
| | | ca muit'há já que nom pude veer |
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| | | nẽum prazer, ca nom fui a logar |
| | | u a eu viss', e por aquesto nom |
| | | vi nunca mais prazer; nem jamais nom |
| 25 | | mi ar veerei, se nom for a logar |
| | | u veja ela; ca sei eu que nom |
| | | verei prazer e sempr'haverei mal, |
| | | se nom vir ela, que vi por meu mal. |
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| | | E, meus amigos, se nom est assi, |
| 30 | | nom me dê Deus dela bem, nem de Si! |
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| | | E se nom, leve Deus, u som os seus, |
| | | estes meus olhos, que vejam os seus! |
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| | | E se os virem, verram gram prazer, |
| | | ca muit'há que nom virom gram prazer! |
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| 35 | | Leve-os Deus cedo, que pod'e val, |
| | | u verram ela, que tam muito val! |
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Nota geral: Começando por lamentar que ninguém lhe sugira um meio de ir até onde está a sua senhora, o trovador faz o seu elogio: a dona por quem morre é a mais formosa e a de maiores qualidades. Mas acrescenta que nunca ousou confessar-lhe o seu amor, preferindo suportar em silêncio o sofrimento, com receio de a perder. Pede, no entanto, a Deus que o leve para perto dela, pois já há muito a não vê. Pois só recuperará a alegria quando a vir. A composição salienta-se sobretudo pela sua forma elaborada, na qual Pero Garcia Burgalês é mestre, aqui assente na sucessão de dobres em posição de rima.
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