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  (linha 29)

Pero Garcia Burgalês


 Por mui coitado per tenh'eu      ←
quem vai querer bem tal molher       ←
que seu serviço nom lhe quer       ←
per nulha guisa gradecer.      ←
5E, mal pecad'!, assi viv'eu,      ←
coitad'! E que demo mi deu      ←
coita pola nunca perder?      ←
  
Nom por al, senom polo seu      ←
bom parecer, da mia senhor,      ←
10que nunca home viu melhor,      ←
nem tal; se Deus me leix'haver      ←
dela bem e me mostr'o seu      ←
bom parecer, que lhe Deus deu      ←
por já sempr'a mim mal fazer!      ←
  
15Ca Deu'la fez, por mal de mim,      ←
mais fremosa de quantas som      ←
no mundo, si Deus me perdom!      ←
 E vedes que mi ar fez por en:      ←
fez-mi-a veer por mal de mim,      ←
20ca nom por al; ca, poila vi,      ←
nunca m'ar paguei doutra rem      ←
  
senom dela, de que assi       ←
estou como vos eu direi:       ←
que todo quant'haver cuidei      ←
25dela, poila vi, hei-o en.       ←
Vedes por que o dig'assi:      ←
cuidei dela, des que a vi,      ←
haver gram coita sem seu bem.      ←
  
Ca nunca dela cuidei al       ←
30haver, par Deus que pod'e val,      ←
erg'esta coita que me vem!      ←



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Nota geral:

Começando por considerar muito infelizes aqueles que decidem amar quem nunca lhes agradece esse amor, o trovador diz que é esse exatamente o seu caso. E termina a primeira estrofe com uma pergunta retórica de cariz bem popular: mas porque diabo sofre ele por ela? Responde logo na estrofe seguinte: pela sua beleza sem par. Uma beleza que Deus fez para seu mal, já que, desde que a conheceu, nada mais lhe interessa. O certo, como conclui, é que tem dela tudo o que logo imaginou ter: desejo e sofrimento.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Amor
Mestria
Cobras doblas (rima c singular)
Palavra(s)-rima: (v. 6 de cada estrofe)
deu (I, II), vi (III, IV)
Dobre: (vv. 1 e 5 de cada estrofe)
eu (I), seu (II), por mal de mim (III), assi (IV)
Finda
(Saber mais)


Fontes manuscritas

A 95, B 202

Cancioneiro da Ajuda - A 95

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 202


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas