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| | | Pero Garcia Burgalês |
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 | | | Que alongad'eu ando d'u iria, ← |
| | | se eu houvesse aguisado d'ir i, ← |
| | | que viss'a dona que veer querria, ← |
 | | | (que nom visse! ca por meu mal a vi!) ← |
 | 5 | | de que m'eu mui sem meu grado parti ← |
 | | | e mui coitad'; e foi-s'ela sa via ← |
| | | e fiquei eu, que mal dia naci! ← |
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 | | | E que preto que mi a mim d'ir seria ← |
| | | u ela é, pero long'é daqui, ← |
| 10 | | se soubesse que veer poderia ← |
| | | ela, que eu por meu mal dia vi! ← |
| | | Ca dê'lo dia em que a conhoci, ← |
 | | | sempre lhe quige melhor todavia ← |
 | | | e nunca dela nẽum bem prendi. ← |
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 | 15 | | Nom lh'ousei sol dizer como morria ← |
| | | por ela, nem lho diz outre por mi; ← |
 | | | e com mia morte já me prazeria, ← |
| | | pois nom vej'ela que por meu mal vi; ← |
 | | | ca mais val morte ca viver assi ← |
| 20 | | com'hoj'eu vivo; e Deus, que mi a podia ← |
 | | | dar, nom mi a dá, nem al que lh'eu pedi. ← |
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 | | | E por qualquer destas me quitaria ← |
 | | | de mui gram coita que sofr'e sofri ← |
| | | por ela, que eu vi por meu mal dia, ← |
| 25 | | mais fremosa de quantas donas vi. ← |
 | | | Direi-a já, ca já ensandeci: ← |
| | | Joana est ou Sancha, ou Maria ← |
| | | a por que eu moiro e por que perdi ← |
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 | | | o sem; e mais vos end'ora diria: ← |
 | 30 | | Joam Cõelho sabe que é 'si! ← |
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Nota geral: Primeira de uma série de quatro cantigas onde o trovador faz um jogo com a identidade da senhora amada, a partir de três nomes femininos (Joana, Sancha e Maria). Nesta primeira cantiga, este jogo só surge na estrofe final (e na finda, onde lemos igualmente uma críptica referência ao trovador João Soares Coelho). Podendo o sentido destas referências ser jocoso, o certo é que as três estrofes iniciais da composição se desenvolvem segundo o modelo ortodoxo da cantiga de amor (o trovador está longe da sua senhora, que conheceu para seu mal, mas a distância seria curta se ele soubesse que a poderia ver; e é porque se sente morrer e já está louco que no final cita os três nomes). Nas três outras cantigas do ciclo este registo tópico da cantiga de amor é muito mais ténue, motivo pelo qual as teremos de considerar de género incerto.
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