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Pero Garcia Burgalês


Ai eu coitad'! e por que vi      ←
a dona que por meu mal vi?      ←
Ca, Deus lo sabe, poila vi,       ←
nunca jamais prazer ar vi,      ←
 5per boa fé, u a nom vi;      ←
ca de quantas donas eu vi,      ←
tam boa dona nunca vi,      ←
  
tam comprida de todo bem,      ←
per bõa fé, esto sei bem;      ←
10se Nostro Senhor me dê bem       ←
dela, que eu quero gram bem,       ←
per bõa fé, nom por meu bem!       ←
Ca, pero que lh'eu quero bem,      ←
nom sabe ca lhe quero bem,      ←
  
15ca lho nego pola veer;      ←
pero non'a posso veer!      ←
Mais Deus que mi a fezo veer,      ←
rog'eu que mi a faça veer;      ←
e se mi a nom fezer veer,      ←
20sei bem que nom posso veer       ←
prazer nunca sen'a veer.      ←
  
Ca lhe quero melhor ca mim,       ←
pero non'o sabe per mim      ←
a que eu vi por mal de mim,      ←
  
25nem outre já, mentr'eu o sem      ←
houver; mais se perder o sem,       ←
direi-o com míngua de sem;      ←
  
ca vedes que ouço dizer:      ←
que míngua de sem faz dizer       ←
30a home o que nom quer dizer!      ←



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Nota geral:

O trovador, infeliz, pergunta-se por que quis a sorte que visse a dona que viu, a melhor de todas, pois desde esse momento nunca mais teve qualquer prazer quando a não vê. E pede a Deus que ela lhe conceda os seus favores, embora acrescente que ela nada sabe do seu amor, pois, para a ver, ele esconde os seus sentimentos. Esconde-os a ela e a todos, e escondê-los-á sempre, salvo se perder a razão. Nesse caso, não responderá por si, até porque, como diz o provérbio, um homem louco não sabe o que diz.
A cantiga destaca-se pela sua composição muito elaborada, baseada nos dobres repetidos em posição de rima.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Amor
Mestria
Cobras singulares
Dobre: (vv. de cada estrofe e findas)
vi (I), bem (II), veer (III), mim (finda I), sem (finda II), dizer (finda III)
Findas (3)
(Saber mais)


Fontes manuscritas

A 87, B 191

Cancioneiro da Ajuda - A 87

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 191


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas