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| | | Pero Garcia Burgalês |
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| | | Qual dona Deus fez melhor parecer ← |
 | | | e que fezo, de quantas outras som, ← |
 | | | falar melhor e em melhor razom ← |
 | | | e com tod'esto melhor prez haver ← |
 | 5 | | e mais mansa das que eu nunca vi, ← |
 | | | aquesta fezo desejar a mim ← |
 | | | Deus, por jamais nunca coita perder. ← |
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| | | Nom me fez Deus tal dona bem querer, ← |
 | | | nem mi a mostrou, se por aquesto nom: ← |
| 10 | | por haver eu eno meu coraçom ← |
 | | | mui grave coita já mentr'eu viver. ← |
 | | | Por en, cativo!, mal dia naci ← |
| | | que viverei, mentr'eu viver, assi ← |
| | | por quen'o nunca per mim há saber! ← |
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| 15 | | Nem já per outre non'o saberá, ← |
 | | | ca eu a outre nunca o direi, ← |
 | | | per bõa fé; mais atanto farei: ← |
 | | | negá'-lh'-ei sempr'atá que moira já; ← |
 | | | e se mi o hom'adevinhar poder ← |
 | 20 | | e pois a vir e tal esforç'houver ← |
 | | | que lh'ouse rem dizer, por si dirá! ← |
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 | | | Ca bem sei eu, u outra rem nom há, ← |
| | | que tal esforç'haverá qual eu hei ← |
 | | | quando a vejo, que per rem nom sei ← |
| 25 | | que lhi dizer; e el assi fará! ← |
| | | Se per ventura lhe dizer quiser ← |
 | | | algũa rem, ali u estever ← |
 | | | ant'ela, todo lh'escaescerá! ← |
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| | | Ca pois vir, assi Deus a mi perdom!, ← |
| 30 | | o seu fremoso parecer, entom ← |
 | | | demo xo lev'o que lh'al nembrará! ← |
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Nota geral: Começando por fazer o elogio da sua senhora (a mais bela, a que fala de forma mais inteligente, a mais honrada, a mais meiga), o trovador afirma que Deus só fez com que ele a conhecesse e amasse para o fazer sofrer a vida inteira. Uma situação agravada pelo facto de nunca ousar confessar-lhe essa sofrimento. Não o saberá ela por ele nem por mais ninguém, já que o esconderá sempre de todos. No entanto (tal como sugere na cantiga anterior), se alguém adivinhar os seus sentimentos e decidir ir revelá-los à senhora, ficará também apaixonado e falará por si próprio e não por ele. Isto se ousar falar - pois o trovador imagina que nessa situação, esse outro ficará mudo, como lhe acontece a ele: diante dela e da sua beleza, de tudo se esquecerá.
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