Cantiga com provérbio: → Ora lá tangem e cá ora soa (linha 8)
| | | | | | Alvaro Afonso | | | | Rubrica: | | | | Pergunta que fez Álvaro Afonso, cantor do senhor infante, a um escolar
| | | | Luis Vaasques, depois que parti | | | | dessa cidade tão boa, Lisboa, | | | | achei tal encontro que digo per mim | | | | que som já desfeito e jaço à toa: | | 5 | | acerca de Sintra, ó pé desta serra, | | | | vi ũa serrana que bradava guerra: | | | | "- Vós treedes comigo, decê-vos a terra, | | | | pois [que a]lá tangem e cá ora soa". | | | 10 | | Pero de sa vista eu fosse espantado, | | | | qual me ela par'ceu, tão ressanhuda (...) |
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| Nota geral: Composição tardia, introduzida num espaço em branco do manuscrito por um autor/leitor quatrocentista e que apenas foi copiada no Cancioneiro da Vaticana. Pela rubrica que a acompanha podemos datar a composição, com alguma segurança, dos anos de 1440-1447, período em que, devido à menoridade de D. Afonso V, a regência foi exercida isoladamente por seu tio, o Infante D. Pedro (certamente o Infante referido na rubrica, até por ter sido ele o impulsionador da oficialização da Capela Real, onde Álvaro Afonso foi efetivamente cantor). Embora a mesma rubrica nos indique que se trataria de uma "Pergunta" (género quatrocentista cujos os inícios foram recolhidos no Cancioneiro de Baena e de que teremos numerosos exemplos nos cancioneiros palacianos posteriores), o certo é que, pelo menos no fragmento que nos chegou, parece desenhar-se preferencialmente uma cena típica de um outro género um pouco anterior (finais do século XIII/ inícios do XIV), a serrana ou serranilha, poema mais ou menos picaresco que relata o encontro de um viajante com uma moça "serrana" e subsequente diálogo, género este que, de certa forma, prolonga e reelabora a pastorela medieval (sobretuda a de tradição erótica e paródica).
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Nota geral
Descrição
Espúria Fragmento (Saber mais)
Fontes manuscritas
V 410
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Desconhecidas
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