Pedro Amigo de Sevilha


Pediu hoj'um ric'home,
de que eu hei queixume,
candeas a um seu home,
e deu-lh'o home lume.
  5E pois que foi o lume ficado no esteo,
diss'assi: - Erro aqui há, segun[do eu] creo,
       que al est a candea e al est o candeo.
  
El candeas e vinho
pediu ao serão;
10e log'um seu meninho
troux'o lume na mão,
e foi log'a dereito ficá-la no esteo;
e disse: - Err'aqui há, colguem-me d'um baraceo,
       que al est a candea e al est o candeo.
  
15El candeas pedia,
e logo mantenente,
assi com'el queria,
foi-lh'o lume presente
e per logo ficado bem ali no esteo;
20e disse: - Err'aqui há, ou eu nada nom creo,
       que al est a candea e al est o candeo.



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Nota geral:

Sátira a um rico-homem somítico, mas cujo sentido exato é bastante obscuro. De facto, o mau estado do texto no único manuscrito que no-la transmitiu (V), juntamente com a forma sibilina adotada pelo trovador e um contexto concreto que nos escapa, tornam o seu entendimento difícil. Jogando com a oposição candeia/candeio (usada em refrão, e no que parece ser uma expressão popular, ou mesmo um provérbio), a composição parece ter, no entanto, um duplo sentido. Assim, numa leitura imediata, a oposição entre as candeias (velas) pedidas pelo rico-homem e o candeio (archote) que lhe trazem os criados (e que o espanta) deverá apontar para a sua penúria ou avareza. Mas a oposição, assentando claramenter no jogo verbal entre o masculino e o feminino, parece apontar igualmente para um outro sentido erótico, talvez homossexual (que as expressões ficar no esteo, espetar no pau, ou um seu home, um seu menino, deixam adivinhar). O mau estado da composição no manuscrito, particularmente dos dois versos finais de todas as estrofes, versos centrais para o seu entendimento cabal, não nos garantem, no entanto, quaisquer certezas.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Escárnio e maldizer
Refrão
Cobras singulares
Palavra(s)-rima: (v. 5 de cada estrofe)
no esteo
(Saber mais)


Fontes manuscritas

V 1204

Cancioneiro da Vaticana - V 1204


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas