Antroponímia referida na cantiga: → (linha 1)
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| | | Pedro Amigo de Sevilha |
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| | | Marinha Mejouchi, Pero d'Ambroa ← |
| | | diz el que tu o fuist'a pregoar ← |
| | | que nunca foi na terra d'Ultramar; ← |
| | | mais nom fezisti come molher boa; ← |
| 5 | | ca, Marinha Mejouchi, si é si: ← |
| | | Pero d'Ambrõa sei eu ca foi lh'i; ← |
| | | mais queseste-lhi tu mal assacar. ← |
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| | | Marinha Mejouchi, sem nulha falha, ← |
| | | Pero d'Ambrõa em Soco do Vem ← |
| 10 | | filhou a cruz pera Ierusalém; ← |
| | | e depois daquesto, se Deus mi valha, ← |
| | | Marinha Mejouchi, come romeu ← |
| | | que vem cansado, tal o vi end'eu ← |
| | | tornar; e dizes que nom tornou en? ← |
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| 15 | | Marinha Mejouchi, muitas vegadas ← |
| | | Pero d'Ambrõa achou-t'en[de] mal; ← |
| | | mais, se te colh'end'em logar atal, ← |
| | | com'andas tu assi pelas pousadas, ← |
| | | Marinha Mejouchi, há mui gram sazom, ← |
| 20 | | Pero d'Ambrõa, se t'achar entom, ← |
| | | gram med'hei que ti querrá fazer mal. ← |
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Nota geral: Nova e maliciosa cantiga sobre a peregrinação de Pero d´Ambroa aos Lugares Santos, de cuja efetiva realização vários trovadores jocosamente desconfiam. Aqui Pedro Amigo parece tomar a defesa do colega, escandalizando-se com o ceticismo demonstrado por Marinha Mejouchi, certamente uma soldadeira. De facto, esta defesa de Pero d´Ambroa é um mero expediente retórico, já que a cantiga se desenvolve como um equívoco erótico sobre o lugar onde ele sem dúvida "teria ido" (equívoco baseado no topónimo Soca do Vem, eventualmente o Zocodover, a principal praça e centro nevrálgico de Toledo). De resto, como as restantes composições deste ciclo, é possível que também esta se inserisse num contexto político mais alargado, que discutimos na Nota Geral à anterior cantiga que Pedro Amigo dedicou ao tema. Acrescente-se ainda que é provável que a alcunha da soldadeira proviesse de mejou-xi, (mijou-se), alcunha que emparceira bem com outras que aparecem nos Cancioneiros. Alguns investigadores sugerem, de resto, que a soldadeira em questão não seria outra senão a célebre Maria Balteira, igualmente ligada a peregrinações fictícias.
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