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| | | Pedro Amigo de Sevilha |
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| | | Maria Balteira, que se queria ← |
| | | ir já daqui, veo-me preguntar ← |
| | | se sabia já quê d'aguiraria, ← |
| | | ca nom podia mais aqui andar. ← |
| 5 | | E dixi-lh'eu log'entom: - Quant'en sei, ← |
| | | Maria Pérez, eu vo-lo direi. ← |
| | | E diss'ela log'i que mi o gracia. ← |
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| | | E dix'eu: - Pois vos ides vossa via, ← |
| | | a quem leixades o voss'escolar? ← |
| 10 | | Ou vosso filh'é vossa companhia? ← |
| | | [Diss'ela]: - Por en vos mand'eu catar ← |
| | | que vejades nos aguiros que hei ← |
| | | como poss'ir; e mais vos en direi: ← |
| | | a meos desto, sol nom moveria. ← |
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| 15 | | E dixe-lh'eu: - Cada que vos deitades, ← |
| | | que estornudos soedes d'haver ? ← |
| | | E diss'ela: - Dous hei, ben'o sabiades, ← |
| | | e u[u]m hei, quando quero mover; ← |
| | | mais este nom sei eu bem departir. ← |
| 20 | | E dix'eu: - Com dous bem poderíades ir, ← |
| | | mais u[u]m manda sol que nom movades. ← |
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| | | E dixi-lh'eu: - Pois aguiro catades, ← |
| | | das aves vos ar convém a saber ← |
| | | vós, que tam longa carreira filhades. ← |
| 25 | | Diss'ela: - Esso vos quer'eu dizer: ← |
| | | hei ferivelha sempr[e] ao sair. ← |
| | | E dixi-lh'eu: - Bem podedes vós ir ← |
| | | com ferivelha, mais nunca tornades. ← |
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Nota geral: Retrato de uma Maria Balteira interessada nas previsões dos agoiros, dado ter decidido partir em viagem. Toda a cantiga é um diálogo equívoco entre a soldadeira e o trovador, que no final, entre várias alusões escatológicas, acaba por lhe chamar velha.
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