| | | Paio Gomes Charinho |
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| | | Dom Afonso Lopes de Baiam quer |
| | | fazer sa casa, se el pod'haver |
| | | madeira nova; e, se mi creer, |
| | | fará bom siso: tanto que houver |
| 5 | | madeira, logo punh', ena cobrir, |
| | | o fundamento bem alt'; e guarir |
| | | pod'o lavor per i, se o fezer. |
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| | | E, quand'el a madeira adusser, |
| | | guarde-a bem e faça-a jazer |
| 10 | | em logar que nom chôvia, ca torcer- |
| | | s'-ia mui tost', e nom ar há mester; |
| | | e, se o lavor nom quer escarnir, |
| | | abra-lh'o fundament'alt'; e ferir, |
| | | e muito batê-lo, quanto poder. |
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| 15 | | E pois o fundamento aberto for |
| | | alt'e bem batudo, pode lavrar |
| | | em salvo sobr'el; e, pois s'acabar, |
| | | estará da madeira sem pavor; |
| | | e do que diz que a revolverá, |
| 20 | | ant'esto faça, senom matar-s'-á, |
| | | ca est'é o começo do lavor. |
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| | | E Dom Afonso pois há tal sabor |
| | | de fazer bõa casa, começar |
| | | a dev[e] assi; e des i folgar |
| 25 | | e jazer quand'e quando mester for |
| | | descobri-la e cobri-la poderá |
| | | e revolvê-la, ca todo sofrerá |
| | | a madeir', e seerá-l[h]i en melhor. |
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| | | E Dom Afonso tod'esto fará |
| 30 | | que lh'eu conselho; se nom, perder-s'-á |
| | | esta casa per mao lavrador. |
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Nota geral: Esta cantiga é uma glosa-comentário a uma cantiga de D. Afonso Lopes de Baião, na qual o trovador exprime o desejo de fazer uma casa em Arouca, se a abadessa do mosteiro lhe der "madeira nova". (i.e., uma jovem freira). Tal como essa primeira composição, também esta é um equívoco erótico, aparentemente com algumas sugestões técnicas para lidar com esta "madeira". Note-se, no entanto, que Charinho aproveita para, jocosamente, desviar o equívoco inicial de D. Afonso numa outra direção, esta mais particularmente anatómica (e masculina), uma vez que a "madeira nova" agora em causa diz respeito ao próprio D. Afonso (ou seja, o termo "madeira" é aqui utilizado com um valor muito semelhante ao que nos surge numa cantiga de Afonso X). Acrescente-se que, se a cantiga de D. Afonso Lopes de Baião datar efetivamente dos anos 1248-1250, esta será necessariamente uma composição de juventude de Paio Gomes Charinho.
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