| | | Pedro Amigo de Sevilha |
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| | | Nom sei no mundo outro homem tam coitado |
| | | com'hoj'eu vivo, de quantos eu sei; |
| | | e, meus amigos, por Deus, que farei |
| | | eu, sem conselho, desaconselhado? |
| 5 | | Ca mia senhor nom me quer fazer bem |
| | | senom por algo; eu nom lhi dou rem, |
| | | nem poss'haver que lhi dê, mal pecado. |
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| | | E, meus amigos, mal dia foi nado, |
| | | pois esta dona sempre tant'amei, |
| 10 | | des que a vi, quanto vos eu direi: |
| | | quant'eu mais pud'- e nom hei dela grado; |
| | | e diz que sempre me terrá em vil |
| | | atá que barate um maravedil, |
| | | e mais d'um soldo nom hei baratado. |
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| 15 | | E vej'aqui outros eu, desemparado, |
| | | que ham seu bem, que sempr'eu desejei, |
| | | por senhos soldos, e gram pesar hei, |
| | | por quanto dizem que é mal mercado; |
| | | ca, se eu podesse mercar assi |
| 20 | | com esta dona, que eu por meu mal vi, |
| | | log'eu seria guarid'e cobrado |
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| | | de quant'afã por ela hei levado. |
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Nota geral: Numa nova paródia ao amor cortês, este "escárnio de amor" põe em cena uma dona que não dá o bem (como sempre acontece nas cantigas de amor), mas, no caso, porque o vende: para o trovador, aliás, o preço seria alto - um maravedi; outros o teriam conseguido por apenas um soldo (e queixando-se de que ainda por cima tinham feito mau negócio). Note-se que, até ao v. 6, a cantiga se desenvolve como uma perfeita cantiga de amor, só então mudando de registo (embora Pedro Amigo recorra a numerosos termos e expressões típicos do registo lírico ao longo de toda a composição, que termina, aliás, com uma finda que poderia figurar perfeitamente numa cantiga de amor).
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