Pesquisa no glossário → (linha 17)
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| | | Pero Garcia de Ambroa , João Baveca |
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 | | | - Joam Baveca, fé que vós devedes, ← |
 | | | que me digades ora ũa rem ← |
 | | | que eu nom sei, e segundo meu sem, ← |
 | | | tenh'eu de pram de vós que o sabedes, ← |
 | 5 | | e por aquesto vos vim preguntar: ← |
| | | cantar d'amor de quem nom sab'amar, ← |
| | | que me digades porque lho dizedes. ← |
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 | | | - Pero d'Ambroa, vós nom m'oiredes ← |
| | | dizer cantar - esto creede bem - ← |
 | 10 | | senom bem feit'e igual; e por en ← |
| | | nom dig'estes "bõos" que vós fazedes, ← |
| | | ante digo dos que faz trobador ← |
 | | | que troba bem e há coita d'amor; ← |
 | | | e vós, por esto, nom me vos queixedes. ← |
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| 15 | | - Joam Baveca, se vós nom queredes ← |
 | | | os meus cantares dizer ant'alguém, ← |
 | | | direi-vos ora como vos avém: ← |
 | | | nunca por en contra mim per dizedes. ← |
| | | Mais lo que sabe molher bem querer, ← |
| 20 | | bem quanto sab'o asno de leer, ← |
 | | | por namorado porque o metedes? ← |
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| | | - Pero d'Ambroa, vós mais [nom] podedes ← |
 | | | saber de mim do que vos já dix'en: ← |
| | | os cantares que eu digo fez quem ← |
 | 25 | | há grand'amor; mais pois sanha prendedes, ← |
 | | | aqui ante todos leix'eu a tençom; ← |
 | | | ca, se quiséssedes caber razom, ← |
| | | dig'eu verdad', esto nom duvidedes. ← |
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Nota geral: Apesar do jocoso ceticismo que Pedro Amigo de Sevilha exprime numa cantiga quanto à capacidade de Pero d´Ambroa e João Baveca conseguiram levar uma tenção até ao fim (ou se calhar mesmo em resposta a esse ceticismo), o facto é que esta composição é a prova de que eles o conseguiram. Em cima da mesa está a discussão da sinceridade ou da boa execução formal dos cantares que João Baveca dizia. Não sabemos que cantares seriam esses ou quem seria o seu autor. De qualquer forma, é com o trovador ao serviço de quem João Baveca estaria que Pero d´Ambroa se mete aqui, mais do que com ele. Por uma vez, e contra o que é habitual no cancioneiro satírico, vemos um autor fazer a defesa de um outro, atacando ao mesmo tempo, como é da praxe, os cantares do seu adversário na tenção, Pero d´Ambroa.
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