| | | D. Dinis |
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| | | Joam Bolo jouv'em ũa pousada |
| | | bem des ogano que da era passou, |
| | | com medo do meirinho, que lh'achou |
| | | ũa mua que tragia negada; |
| 5 | | pero diz el que se lhi for mester |
| | | que provará ante qual juiz quer |
| | | que a trouxe sempre dês que foi nada. |
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| | | Esta mũa pod'el provar por sua, |
| | | que a nom pod'home dele levar |
| 10 | | pelo dereito, se a nom forçar, |
| | | ca moram bem cento naquela rua, |
| | | per que el poderá provar mui bem |
| | | que aquela mua, que ora tem, |
| | | que a teve sempre, mentre foi mua. |
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| 15 | | Nõn'a perderá se houver bom vogado, |
| | | pois el pode per enquisas põer |
| | | como lha virom criar e trager |
| | | em cas sa madr[e], u foi el criado; |
| | | e provará per maestre Reinel |
| 20 | | que lha guardou bem dez meses daquel |
| | | cerro, ou bem doze, que trag'inchado. |
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Nota geral: Primeira de um pequeno ciclo de três cantigas onde D. Dinis satiriza um tal João Bolo a propósito de um negócio de cavalos e mulas. As três composições, que foram tradicionalmente lidas de uma forma inocente, jogam, de facto, com um cerrado equívoco de cariz sexual, baseado no duplo sentido que o termo mula tinha na época (amante ou barregã), como bem demonstrou Elsa Gonçalves1. Nesta primeira composição, João Bolo defende-se da suposta acusação de ter roubado a sua "mula", argumentando que desde sempre ela lhe tinha pertencido, mesmo desde casa da sua mãe. Nas restantes cantigas, onde à mula se junta um cavalo, parece haver ainda referências a relações homossexuais.
Referências 1 Gonçalves, Elsa (1991), "A mula de Joan Bolo", in Poesia de rei: três notas dionisinas, Lisboa, Edições Cosmos.
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