| | | Gil Peres Conde |
| | | | Quer-mi a mi ũa dona mal | | | | como se lhi quisess'eu bem, | | | | por que houvesse por mi mal | | | | ou eu por ela algum bem; | | 5 | | pois lh'eu nom quero mal nem bem, | | | | por que mi há ela querer mal? | | | | | Colheu comigo desamor | | | | como se lh'houvess'amor eu, | | | | por que houvesse desamor | | 10 | | d'alguém por mi ou amor eu; | | | | Non'a desamo nem am'eu; | | | | ela por que mi há desamor? |
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----- Diminuir letra
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| Nota geral: Esta cantiga pertence a um tipo que poderemos designar como escárnio de amor, ou seja, é uma paródia ao universo do amor cortês, a partir de alguns dos seus clichés. Neste caso, a tradicional má-vontade da senhora em relação ao trovador não passa de um equívoco, uma vez que ela lhe é totalmente indiferente. A cantiga tem uma estrutura requintada, com um duplo dobre nas suas duas estrofes.
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Nota geral
Descrição
Cantiga de Escárnio e maldizer Mestria Cobras singulares Dobre: (vv. 1, 3, 6 de cada estrofe) mal (I), desamor (II); (vv. 2, 4, 5 de cada estrofe) bem (I), amor/amo eu (II) (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 1529
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Desconhecidas
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