| | | Gil Peres Conde |
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| | | Já eu nom hei por quem trobar |
 | | | e já nom hei en coraçom, |
| | | porque nom hei já quem amar; |
 | | | por en mi míngua razom, |
 | 5 | | ca mi filhou Deus mia senhor; |
 | | | ah, que filh'o Demo maior |
| | | quantas cousas que suas som! |
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| | | Como lh'outra vez já filhou |
 | | | a cadeira u siia |
| 10 | | o Filh'; e porque mi filhou |
| | | bõa senhor que havia? |
| | | E diz El que nom há molher; |
| | | se a nom há, pera que quer |
| | | pois tant'à bõa Maria? |
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| 15 | | Deus nunca mi a mi nada deu |
 | | | e tolhe-me bõa senhor: |
 | | | por esto nom creo en'El eu |
 | | | nem me tenh'en por pecador, |
| | | ca me fez mia senhor perder; |
 | 20 | | catade que mi foi fazer, |
| | | confiand'eu no seu amor! |
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 | | | Nunca se Deus mig'averrá |
 | | | se mi nom der mia senhora; |
 | | | mais como mi o corregerá? |
 | 25 | | Destroia-m', ante ca morra. |
 | | | Hom'é: tod'aqueste mal faz, |
 | | | [como fez já o gram malvaz], |
 | | | e[m] Sodoma e Gomorra. |
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Nota geral: Esta cantiga faz parte do curioso grupo de composições que, nos Cancioneiros, têm por alvo Deus e que, de forma mais ou menos jocosa, põem em causa alguns princípios de fé. Aqui, como noutros casos, o motivo é a perda da senhora amada, perda motivada pela sua entrada num convento (como se percebe pela cantiga seguinte). Como em qualquer outra cantiga de escárnio, Deus é aqui acusado de várias faltas, nomeadamente a de querer tudo para Ele e não dar nada em troca. O trovador finaliza com uma constatação curiosa: uma vez que Deus é homem, não pode deixar de agir como todos os homens. Sendo assim, como crer Nele? Não andarão longe os debates escolásticos da escola medieval.
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