Pesquisa no glossário
  (linha 22)

Gil Peres Conde


Já eu nom hei por quem trobar      ←
e já nom hei en coraçom,      ←
porque nom hei já quem amar;      ←
  por en mi míngua razom,      ←
 5ca mi filhou Deus mia senhor;      ←
 ah, que filh'o Demo maior      ←
quantas cousas que suas som!      ←
  
Como lh'outra vez já filhou      ←
 a cadeira u siia      ←
10o Filh'; e porque mi filhou      ←
bõa senhor que havia?      ←
E diz El que nom há molher;      ←
se a nom há, pera que quer      ←
pois tant'à bõa Maria?      ←
  
15Deus nunca mi a mi nada deu      ←
e tolhe-me bõa senhor:      ←
por esto nom creo en'El eu      ←
 nem me tenh'en por pecador,      ←
ca me fez mia senhor perder;      ←
20catade que mi foi fazer,      ←
confiand'eu no seu amor!      ←
  
Nunca se Deus mig'averrá      ←
se mi nom der mia senhora;      ←
mais como mi o corregerá?      ←
25Destroia-m', ante ca morra.      ←
Hom'é: tod'aqueste mal faz,      ←
[como fez já o gram malvaz],      ←
e[m] Sodoma e Gomorra.      ←



 ----- Aumentar letra ----- Diminuir letra

Nota geral:

Esta cantiga faz parte do curioso grupo de composições que, nos Cancioneiros, têm por alvo Deus e que, de forma mais ou menos jocosa, põem em causa alguns princípios de fé. Aqui, como noutros casos, o motivo é a perda da senhora amada, perda motivada pela sua entrada num convento (como se percebe pela cantiga seguinte). Como em qualquer outra cantiga de escárnio, Deus é aqui acusado de várias faltas, nomeadamente a de querer tudo para Ele e não dar nada em troca. O trovador finaliza com uma constatação curiosa: uma vez que Deus é homem, não pode deixar de agir como todos os homens. Sendo assim, como crer Nele? Não andarão longe os debates escolásticos da escola medieval.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Escárnio e maldizer
Mestria
Cobras singulares
(Saber mais)


Fontes manuscritas

B 1527

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 1527


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas