| | | Vasco Peres Pardal |
| | | | De qual engano prendemos | | | | aqui, nom sab'el-rei parte: | | | | como leva quant'havemos | | | | de nós Balteira per arte; | | 5 | | ca x'é mui mal engan[ad]o, | | | | se lh'alguém nom dá conselho, | | | | o que tem cono mercado, | | | | se lhi por el dam folhelho. | | | | | Balteira, como vos digo, | | 10 | | nos engana tod'est'ano | | | | e nom há mesura sigo; | | | | mais, par fé, sem mal engano, | | | | nom terria por guisada | | | | cousa - se el-rei quisesse - | | 15 | | de molher cono nem nada | | | | vender, se o nom houvesse. | | | | | E somos mal enganados | | | | todos desta merchandia | | | | e nunca imos vingados; | | 20 | | mais mande Santa Maria | | | | que prenda i mal joguete | | | | o d'Ambrõa, que a fode, | | | | e ela, porque pormete | | | | cono, poilo dar nom pode. |
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| Nota geral: Jocosa queixa contra a soldadeira Maria Balteira, que enganaria tudo e todos com falsas promessas. É muito curiosa a referência final à exceção que constituiria Pero d´Ambroa, e que confirma que entre ambos teria havido uma ligação mais do que ocasional, como algumas cantigas do próprio Pero d´Ambroa dão a entender.
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Nota geral
Descrição
Cantiga de Escárnio e maldizer Mestria Cobras singulares (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 1506
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Desconhecidas
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