Antroponímia referida na cantiga: → (linha 4)
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| | | Vasco Peres Pardal |
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 | | | De qual engano prendemos ← |
 | | | aqui, nom sab'el-rei parte: ← |
| | | como leva quant'havemos ← |
 | | | de nós Balteira per arte; ← |
 | 5 | | ca x'é mui mal engan[ad]o, ← |
| | | se lh'alguém nom dá conselho, ← |
 | | | o que tem cono mercado, ← |
 | | | se lhi por el dam folhelho. ← |
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| | | Balteira, como vos digo, ← |
| 10 | | nos engana tod'est'ano ← |
 | | | e nom há mesura sigo; ← |
 | | | mais, par fé, sem mal engano, ← |
 | | | nom terria por guisada ← |
| | | cousa - se el-rei quisesse - ← |
| 15 | | de molher cono nem nada ← |
 | | | vender, se o nom houvesse. ← |
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 | | | E somos mal enganados ← |
 | | | todos desta merchandia ← |
| | | e nunca imos vingados; ← |
| 20 | | mais mande Santa Maria ← |
 | | | que prenda i mal joguete ← |
| | | o d'Ambrõa, que a fode, ← |
| | | e ela, porque pormete ← |
| | | cono, poilo dar nom pode. ← |
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Nota geral: Jocosa queixa contra a soldadeira Maria Balteira, que enganaria tudo e todos com falsas promessas. É muito curiosa a referência final à exceção que constituiria Pero d´Ambroa, e que confirma que entre ambos teria havido uma ligação mais do que ocasional, como algumas cantigas do próprio Pero d´Ambroa dão a entender.
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