Antroponímia referida na cantiga:
  (linha 1)

Fernão Velho


 Maria Pérez se maenfestou      ←
 noutro dia, ca por [mui] pecador      ←
se sentiu, e log'a Nostro Senhor      ←
pormeteu, polo mal em que andou,      ←
5que tevess'um clérig'a seu poder,      ←
polos pecados que lhi faz fazer      ←
o Demo, com que x'ela sempr'andou.      ←
  
Maenfestou-se ca diz que s'achou      ←
 pecador muit', e por en rogador      ←
10foi log'a Deus, ca teve por melhor      ←
de guardar a El ca o que a guardou;      ←
e mentre viva, diz que quer teer      ←
um clérigo com que se defender      ←
possa do Demo, que sempre guardou.      ←
  
15E pois que bem seus pecados catou,      ←
de sa mort'houv'ela gram pavor      ←
 e d'esmolnar houv'ela gram sabor;      ←
e log'entom um clérigo filhou      ←
 e deu-lh'a cama em que sol jazer,      ←
20e diz que o terrá, mentre viver;      ←
e est'afã todo por Deus filhou.      ←
  
E pois que s'este preito começou      ←
antr'eles ambos houve grand'amor      ←
antr'ela sempr'[e] o Demo maior,      ←
25atá que se Balteira confessou;      ←
mais, pois que vio o clérigo caer      ←
antr'eles ambos, houv'i a perder      ←
o Demo, des que s'ela confessou.      ←



 ----- Aumentar letra ----- Diminuir letra

Nota geral:

Nesta sua única cantiga satírica conservada, Fernão Velho junta-se ao coro das chacotas dirigidas à célebre soldadeira Maria Balteira pelos trovadores e jograis do círculo de Afonso X. Aqui é com o seu súbito fervor religioso que o trovador brinca: tão pecadora ela se teria sentido que se tinha ido confessar, logo jurando não mais largar o clérigo. Note-se a utilização do dobre, repetição da mesma palavra, nos 4º e 7º versos de cada estrofe.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Escárnio e maldizer
Mestria
Cobras uníssonas
Dobre: (vv. 4 e 7 de cada estrofe)
andou (I), guardou (II), filhou (III), confessou (IV)
(Saber mais)


Fontes manuscritas

B 1504
(C 1504)

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 1504


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas