Antroponímia referida na cantiga: → (linha 1)
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| | | João Garcia de Guilhade |
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| | | A Dom Foam quer'eu gram mal ← |
| | | e quer'a sa molher gram bem; ← |
| | | gram sazom há que m'est'avém ← |
| | | e nunca i já farei al; ← |
| 5 | | ca, des quand'eu sa molher vi, ← |
| | | se púdi, sempre a servi ← |
| | | e sempr'a ele busquei mal. ← |
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| | | Quero-me já maenfestar, ← |
| | | e pesará muit'[a] alguém, ← |
| 10 | | mais, sequer que moira por en, ← |
| | | dizer quer'eu do mao mal ← |
| | | e bem da que mui bõa for, ← |
| | | qual nom há no mundo melhor, ← |
| | | quero-[o] já maenfestar. ← |
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| 15 | | De parecer e de falar ← |
| | | e de bõas manhas haver, ← |
| | | ela, nõn'a pode vencer ← |
| | | dona no mund', a meu cuidar; ← |
| | | ca ela fez Nostro Senhor ← |
| 20 | | e el fez o Demo maior, ← |
| | | e o Demo o faz falar. ← |
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| | | E pois ambos ataes som, ← |
| | | como eu tenho no coraçom, ← |
| | | os julg'Aquel que pod'e val. ← |
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Nota geral: Cantiga que une o elogio de uma dona com o ataque ao seu marido, explicitando claramente o que seriam os bastidores do amor cortês. É provável que a composição se possa relacionar com o ménage à trois aludido numa outra cantiga do trovador. Repare-se no dobre nos versos 1 e 7 de cada estrofe.
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