| | | Airas Peres Vuitorom |
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| | | Fernam Díaz é aqui, como vistes, |
| | | e anda em preito de se casar; |
| | | mais nom pod'ó casamento chegar |
| | | - d'home o sei eu, que sabe com[o] é; |
| 5 | | e por haver casament', a la fé, |
| | | d'home nunca vós tam gram coita vistes. |
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| | | E por end'anda vestid'e loução |
| | | e diz que morre por outra molher; |
| | | mais este casamento que el quer |
| 10 | | d'home o sei eu que lho nom daram; |
| | | e por este casamento [d]el, de pram, |
| | | d'home atal coita nunca viu cristão. |
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| | | Ca d'Estorga atá Sam Fagundo |
| | | don'há que há de Dom Fernando torto, |
| 15 | | ca por outro casamento anda morto |
| | | d'home o sei eu, que o sabe já; |
| | | e se este casament'el nom há |
| | | d'hom'atal coita nunca foi no mundo. |
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Nota geral: Novamente o universo da homossexualidade, numa maliciosa cantiga que joga habilmente com um equívoco de ordem sintática, a partir da expressão casamento/ d´home (mas tenha-se em atenção que a nossa pontuação segue o sentido "inocente"). Não tem sido fácil identificar este Fernão Dias, o adiantado ou meirinho de Afonso X, que é um dos alvos de eleição de vários trovadores do seu círculo, todos tomando como motivo dos seus alegados gostos sexuais. Damos, no entanto, em nota, algumas sugestões. Seja quem for a personagem, o certo é que tanto esta como as restantes cantigas que lhe são dirigidas se deveriam inserir num contexto político muito concreto, sendo a rebelião protagonizada pelos ricos-homens de Leão e Castela contra Afonso X, em 1272-1274, o cenário mais verosímil.
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