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| | | Airas Peres Vuitorom |
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| | | Pois que Dom Gómez Cura querria ← |
| | | com boas aves ante prender mal ← |
| | | ca bem com outras, nom lhi dê Deus al ← |
| | | erg'estes corvos, per que s'el fia; ← |
| 5 | | e com qual corv'el soubess'escolher ← |
| | | o leixasse mal andante seer ← |
| | | Deus, ca depois em bem tornaria. ← |
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| | | Com[o] el sabe [bem] d'agoiria, ← |
| | | se houvesse bom corvo carnaçal ← |
| 10 | | ou cornelha ou águia caudal ← |
| | | atal qual xe Dom Gómez oía! ← |
| | | [Com] a qual lhi leixasse Deus perder ← |
| | | a herdad'e o corpo e o haver, ← |
| | | ca todo x'el depois cobraria. ← |
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| 15 | | E pois sab'el tod'alegoria ← |
| | | d'agoiro, quando da sa casa sal, ← |
| | | se houvess'el ũa cornelh'atal ← |
| | | qual x'a Dom Gómez consinaria! ← |
| | | Com atal viss'el a casa arder ← |
| 20 | | e lhi leixasse Deus morte prender ← |
| | | sem confissom, ca pois s'ar porria; ← |
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| | | E com bom corvo, foss'el pois caer ← |
| | | eno infern'e ficass'em poder ← |
| | | do diabo, ca pois s'ar porria. ← |
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Nota geral: Cantiga que nos remete para o mundo das crenças e feitiçarias medievais, neste caso, o dos agoiros, ou seja, a previsão do futuro através da consulta das aves, nomeadamente corvos e águias. A cantiga, que é de leitura algo difícil nos manuscritos, dirige-se a um tal D. Gomes Cura (se a leitura do nome está correta), cuja confiança cega na virtude das aves leva o trovador a desejar-lhe uma série de desgraças, de modo a ele poder ultrapassá-las com as suas artes.
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