Antroponímia referida na cantiga:
  (linha 1)

Mem Rodrigues Tenoiro


Dom Estêvam achei noutro dia      ←
 mui sanhudo depós um seu hom'ir;      ←
e sol nom lhi pôd'um passo fogir      ←
aquel seu home depós que el ia;      ←
5e filhou-o i pelo cabeçom      ←
e feriu-o mui mal d'um gram bastom      ←
que na outra mão destra tragia.      ←
  
E Dom Estêvam assi dizia      ←
a nós, que lho nom leixámos ferir      ←
10mais: - Quero-vos eu ora descobrir      ←
com'este vilão migo vivia:      ←
mais era eu seu ca era el meu,      ←
e muit'andava mais em pós el eu      ←
ca el pós mi, pero xi m'el queria.      ←
  
15E o vilão entom respondia      ←
com'agora pode[re]des oír:      ←
- Mui gram mal fazedes em consentir      ←
a est'hom'o torto que mi fazia;      ←
 ca, dê'lo dia em que o eu sei,      ←
20sempr'a gram coita deante lh'andei,      ←
e el sempre deante me metia.      ←
  
E veed'ora, por Santa Maria,      ←
se hei poder de com el mais guarir,      ←
ca me nom poss'um dia del partir      ←
25de mi dar golpe, de que morreria,      ←
d'um gram pao que achou nom sei u;      ←
 e, pois s'assanha, nom cata per u      ←
feira com el, sol que lh'home desvia.      ←



 ----- Aumentar letra ----- Diminuir letra

Nota geral:

Este D. Estêvão a quem esta cantiga é dirigida é um dos alvos prediletos dos trovadores e jograis afonsinos que, entre outras coisas, aludem à sua alegada homossexualidade, geralmente em forma de maliciosos equívocos. É o caso desta cantiga que relata as desavenças entre um intratável D. Estêvão e um seu criado, e que se baseia na discussão de quem devia andar atrás de quem.
Quanto à identidade deste D. Estêvão e ao contexto em que se insere o ciclo de cantigas que lhe são dirigidas, veja-se a explicação que fornecemos na Nota Geral a uma das composições de Airas Peres de Vuitorom (bem como a nota antroponímica ao v. 1).



Nota geral


Descrição

Cantiga de Escárnio e maldizer
Mestria
Cobras uníssonas (rima c singular)
(Saber mais)


Fontes manuscritas

B 1472, V 1083

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 1472

Cancioneiro da Vaticana - V 1083


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas