| | | João de Gaia | | | | Rubrica: | | | | Esta cantiga foi feita a um cavaleiro que havia nome Fernam Vasques Pimentel que foi primeiro vassalo do conde D. Pedro, pois partiu-se dele e foi-se pera Dom Joam Afonso d'Alboquerque, seu sobrinho e depois partiu-se de Dom Joam Afonso e foi-se pera o Infante Dom Afonso, filho d'el-rei Dom Denis, que depois foi rei de Portugal; e todo esto foi em seis meses.
| | | | Come asno no mercado | | | | se vendeu um cavaleiro | | | | de Sanhoan'a Janeiro, | | | | três vezes – éste provado; | | 5 | | pero se hoj'este dia | | | | lh'outrém der maior contia, | | | | ficará com el de grado. | | | | | El foi comprado três vezes, | | | | ogano, de três senhores, | | 10 | | e bem sabem os melhores | | | | ca nom há mais de seis meses; | | | | ca el tem que todavia | | | | há-de poiar em contia, | | | | em panos ou em torneses. | | | 15 | | Se mais senhores achara | | | | ca os três que o comprarom, | | | | os seis meses nom passarom | | | | que el com mais nom ficara; | | | | mais está-x', em sa perfia, | | 20 | | en poiando cada dia, | | | | ca el nom se desempara. |
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| Nota geral: Sátira certeira contra um oportunista, no contexto que a rubrica que acompanha a cantiga explica cabalmente. Pela referência final desta mesma rubrica ao infante D. Afonso, herdeiro e sucessor de D. Dinis, e com ele em conflito aberto nos anos finais do seu reinado, se percebe que a cantiga teria sido composta nesse contexto, incluindo, pois, uma dimensão política muito concreta. Nesta medida, Fernão Vasco Pimentel, mudando de campo e tornando-se vassalo de D. Afonso, poderia ser apenas o elo fraco que João de Gaia utiliza para, defendendo a posição do rei, fazer um ataque indireto ao infante rebelde. Como Fernão Vasques ainda se encontra com D. Dinis em Maio de 1321, e o trovador refere que a mudança de deu "de S. João a Janeiro", a cantiga deve datar de inícios de 1322 ou de 1323.
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Nota geral
Descrição
Cantiga de Escárnio e maldizer Mestria Cobras singulares (rima c uníssona) (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 1448, V 1058 (C 1448)
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Desconhecidas
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