João de Gaia

Rubrica:

 

Esta cantiga foi feita a um cavaleiro que havia nome Fernam Vasques Pimentel que foi primeiro vassalo do conde D. Pedro, pois partiu-se dele e foi-se pera Dom Joam Afonso d'Alboquerque, seu sobrinho e depois partiu-se de Dom Joam Afonso e foi-se pera o Infante Dom Afonso, filho d'el-rei Dom Denis, que depois foi rei de Portugal; e todo esto foi em seis meses.


 Come asno no mercado
se vendeu um cavaleiro
de Sanhoan'a Janeiro,
três vezes – éste provado;
5pero se hoj'este dia
lh'outrém der maior contia,
ficará com el de grado.
  
El foi comprado três vezes,
ogano, de três senhores,
10e bem sabem os melhores
ca nom há mais de seis meses;
ca el tem que todavia
há-de poiar em contia,
em panos ou em torneses.
  
15Se mais senhores achara
ca os três que o comprarom,
os seis meses nom passarom
que el com mais nom ficara;
mais está-x', em sa perfia,
20en poiando cada dia,
ca el nom se desempara.



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Nota geral:

Sátira certeira contra um oportunista, no contexto que a rubrica que acompanha a cantiga explica cabalmente. Pela referência final desta mesma rubrica ao infante D. Afonso, herdeiro e sucessor de D. Dinis, e com ele em conflito aberto nos anos finais do seu reinado, se percebe que a cantiga teria sido composta nesse contexto, incluindo, pois, uma dimensão política muito concreta. Nesta medida, Fernão Vasco Pimentel, mudando de campo e tornando-se vassalo de D. Afonso, poderia ser apenas o elo fraco que João de Gaia utiliza para, defendendo a posição do rei, fazer um ataque indireto ao infante rebelde. Como Fernão Vasques ainda se encontra com D. Dinis em Maio de 1321, e o trovador refere que a mudança de deu "de S. João a Janeiro", a cantiga deve datar de inícios de 1322 ou de 1323.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Escárnio e maldizer
Mestria
Cobras singulares (rima c uníssona)
(Saber mais)


Fontes manuscritas

B 1448, V 1058
(C 1448)

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 1448

Cancioneiro da Vaticana - V 1058


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas