| | | Pero Gomes Barroso |
| | | | Sei eu um ric'home, se Deus mi perdom, | | | | que traj'alférez e trage pendom; | | | | e com tod'est', assi mi venha bem, | | | | nom pod'el-rei saber, per nulha rem, | | 5 | | quando se vai, nem sabe quando vem. | | | | | E trage tenda e trage manjar | | | | e sa cozinha, u faz seu jantar; | | | | e com tod'est', assi mi venha bem, | | | | nom pod'el-rei saber, per nulha rem, | | 10 | | quando se vai, nem sabe quando vem. | | | | | Trage repost'e trag'escançam | | | | e traz saquiteiro, que lhi dá pam; | | | | e com tod'est', assi mi venha bem, | | | | nom pod'el-rei saber, per nulha rem, | | 15 | | quando se vai, nem sabe quando vem. | | | | | Trage seu leito e seu cobertor | | | | e jograrete, de que há sabor; | | | | e com tod'est', assi mi venha bem, | | | | nom pod'el-rei saber, per nulha rem, | | 20 | | quando se vai, nem sabe quando vem. |
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| Nota geral: Esta cantiga faz parte do conjunto de composições que tanto Afonso X como vários dos trovadores do seu círculo dirigiram contra o comportamento, considerado dúbio e cobarde, de muitos infanções e ricos-homens nas guerras da reconquista e defesa da Andaluzia. Neste caso, e mais concretamente, o que o trovador critica é o aparato e a ostentação com que um deles se apresentava em campanha, e que não teria correspondência com o efetivo cumprimento das suas obrigações militares (como fica explícito no refrão). Note-se a curiosa referência final ao jogralzinho (jograrete) com que o rico-homem se faria acompanhar. Como uma boa parte das cantigas deste ciclo, a composição deverá situar-se no contexto de um dos conflitos marcantes do reinado de Afonso X, a rebelião dos seus principais ricos-homens, ocorrida entre os anos 1272 e 1274. Entrando em rutura com o monarca, a quem acusavam, entre muitas outras coisas, de falta de cumprimento nos pagamentos que lhes eram devidos, os nobres rebeldes não só ficaram surdos ao chamamento para se juntarem à hoste real, como acabaram por estabelecer várias alianças contra ele, nomeadamente com o rei de Granada, reino onde, por algum tempo, se expatriaram. Ridicularizando, pois, a falsa ostentação de um deles, Pero Gomes Barroso defende fielmente a posição do rei Sábio neste conflito.
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Nota geral
Descrição
Cantiga de Escárnio e maldizer Refrão Cobras singulares (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 1442, V 1053
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Desconhecidas
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