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Pedro, conde de Barcelos

Rubrica:

 

Esta cantiga de cima foi feita a ũa dona d'ordim, que chamavam Moor Martiins, por sobrenome Camela, e a um homem que havia nome Joam Martins, por sobrenome Bodalho, e era tabeliom de Braga.


Natura das animalhas      ←
que som d'ũa semelhança      ←
é de fazerem criança,      ←
mais des que som fodimalhas.      ←
5Vej'ora estranho talho      ←
qual nunca cuidei que visse:      ←
que emprenhass'e parisse      ←
a camela do bodalho.      ←
  
As que som d'ũa natura      ←
10juntam-s'a certas sazões      ←
e fazem sas criações;      ←
mais vejo já criatura      ←
ond'eu nom cuidei vêe-la;      ←
 e por en me maravilho      ←
15de bodalho fazer filho,      ←
per natura, na camela.      ←
  
As que som, per natureza,      ←
corpos d'ũa parecença      ←
juntam-s'e fazem nacença      ←
 20- esto é sa dereiteza;      ←
mais nom coidei em mia vida      ←
que camela se juntasse      ←
com bodalh'[e] emprenhasse      ←
[e] demais ser del parida.      ←



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Nota geral:

Divertida sátira a um par composto por uma freira e um tabelião, feita a partir das suas apropriadas alcunhas (Camela e Leitão), como nos explica a rubrica.
Se a personagem do tabelião é a indicada na nota antroponímica, a cantiga poderá ainda ter um sentido político, uma vez que poderá ter sido composta, como adianta Resende de Oliveira1, no contexto do "grave conflito entre o rei e o arcebispo de Braga, D. Gonçalo Pereira, sobre o senhorio da cidade episcopal", ocorrido em 1341, "com D. Pedro a tomar o partido senhorial, isto é, o do arcebispo de Braga, contra os partidários do rei".

Referências

1 Oliveira, António Resende de (1994), Depois do espectáculo trovadoresco. A estrutura dos cancioneiros peninsulares e as recolhas dos séculos XIII e XIV, Lisboa, Edições Colibri, 240.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Escárnio e maldizer
Mestria
Cobras singulares
(Saber mais)


Fontes manuscritas

V 1040

Cancioneiro da Vaticana - V 1040


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas