| | | João Soares Coelho |
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| | | Joam Garcia tal se foi loar |
| | | e enfenger que dava [i] sas doas |
| | | e que trobava por donas mui boas; |
| | | e oí end'o meirinho queixar |
| 5 | | e dizer que fará, se Deus quiser, |
| | | que nom trobe quem trobar nom dever |
| | | por ricas donas nem por infançoas. |
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| | | E oí noutro dia en queixar |
| | | ũas coteifas e outras cochõas, |
| 10 | | e o meirinho lhis disse: - Varõas, |
| | | e nom vos queixedes, ca se eu tornar, |
| | | eu vos farei que nẽum trobador |
| | | nom trobe em talho senom de qual for, |
| | | nem ar trobe por mais altas pessõas. |
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| 15 | | Ca manda 'l-rei, porque há en despeito, |
| | | que trobem os melhores trobadores |
| | | polas mais altas donas e melhores, |
| | | e tem assi por razom, com proveito; |
| | | e o coteife que for trobador |
| 20 | | trobe, mais cham'a coteifa "senhor", |
| | | e andarám os preitos com dereito. |
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| | | E o vilão que trobar souber |
| | | que trob'e chame "senhor" sa molher, |
| | | e haverá cada um o seu dereito. |
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Nota geral: Mais uma cantiga que teremos que situar no contexto da polémica "questão da ama" de que D. João Soares Coelho foi protagonista. De facto, a composição à qual o trovador alude no início desta cantiga deverá ser a que João Garcia de Guilhade endereça ao seu jogral Lourenço e onde afirma que trova por boas donas, sim, mas nunca por amas de leite. Esta é a resposta de João Soares, que nela pretende remeter o segrel ao seu lugar: para evitar protestos das amigas, o vilão que se meta a trovador deve dirigir-se exclusivamente às mulheres da sua classe. Deverá ter-se em conta o lado lúdico de toda esta "polémica".
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