Antroponímia referida na cantiga:
  (linha 2)

João Soares Coelho, Picandom


- Vedes, Picandom, som maravilhado      ←
  eu d'En Sordel, que ouço em tenções      ←
 muitas e boas [e] em mui bõos sões,      ←
 como fui em teu preito tam errado:      ←
5pois nom sabes jograria fazer,      ←
por que vos fez per corte guarecer?      ←
 Ou vós ou el dad'ende bom recado.      ←
  
- Joam Soares, logo vos é dado      ←
e mostrar-vo-l'-ei em poucas razões:      ←
 10gram dereit'hei de gaar [muitos] dões      ←
e de seer em corte tam preçado      ←
 como segrel que diga mui bem ves,      ←
em canções e cobras, e serventés,      ←
 e que seja de falimen guardado.      ←
  
15- Picandom, por vós vos muito loardes,      ←
nom vo-lo catarám por cortesia,      ←
nem por entrardes na tafularia,      ←
nem por beverdes, nem por pelejardes:      ←
 e se vos esto contarem por prez,      ←
20nunca Nostro Senhor tam cortês fez      ←
como vós sodes, se o bem catardes.      ←
  
- Joam Soares, por me deostardes,      ←
 nom perç'eu por esso mia jograria;      ←
e a vós, senhor, melhor estaria      ←
 25d'a tod'home de segre bem buscardes;      ←
ca sei canções muitas e canto bem      ←
e guardo-me de todo falimen      ←
e cantarei, cada que me mandardes.      ←
  
 - Sinher, conhosco-mi-vos, Picandom,      ←
30e do que dixi peço-vos perdom      ←
e gracir-vo-l'-ei se mi perdoardes.      ←
  
- Joam Soares, mui de coraçom      ←
vos perdoarei, que mi dedes dom      ←
 e mi busquedes prol per u andardes.      ←



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Nota geral:

João Soares mete-se agora com Picandom, o jogral ao serviço do trovador provençal, de origem italiana, Sordello, famoso no seu tempo (será um dos citados por Dante na Divina Comédia). Os jocosos ataques de João Soares a Picandom (mas que muito provavelmente se dirigem também, neste modo indireto, ao próprio Sordello), e que incidem sobre o seu suposto mau desempenho profissional (e também a sua alegada má vida) não diferem muito do habitual neste tipo de disputa entre trovadores e jograis. A diferença, nesta tenção, está, por um lado, nos vários provençalismos que Picandom utiliza nas suas respostas, e por outro, no tom relativamente mais cortês que João Soares parece adotar no final.
O contexto em que foi composta esta tenção é algo nebuloso. Sordello esteve seguramente na Península Ibérica, muito possivelmente na década de trinta do século XIII, embora haja alguma discussão quanto à data desta sua estadia. Assim, sendo plausível que esta tenção tenha sido composta no contexto da corte castelhana de Fernando III, também não seria impossível que o encontro entre João Soares Coelho e Sordello tivesse ocorrido no decorrer de alguma das viagens do trovador português ao exterior da Península.



Nota geral


Descrição

Tenção
Mestria
Cobras doblas (rima c singular)
Finda (2)
(Saber mais)


Fontes manuscritas

V 1021

Cancioneiro da Vaticana - V 1021


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas