| | | João Soares Coelho |
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| | | Dom Estêvam, que Lhi nom gradecedes |
| | | qual doairo vos deu Nostro Senhor, |
| | | e como faz de vós haver sabor |
| | | os que vos vêem, que vós nom veedes? |
| 5 | | E al [L]hi devedes agradecer: |
| | | como vos faz antr'os bõos caer, |
| | | e antr'os maos, que vós bem caedes! |
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| | | E u vos jogam ou u vós jogades, |
| | | mui bem caedes em qual destas quer; |
| 10 | | [e] em falardes com tod'a molher |
| | | bem caedes, e u quer que falades; |
| | | e ant'el-rei muito caedes bem: |
| | | sequer manjar nunca tam pouco tem |
| | | de que vós vossa parte nom hajades. |
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| 15 | | E pois el-rei de vós é tam pagado |
| | | que vos seu bem e sa mercêe faz, |
| | | d'haverdes [bom] nome muito vos jaz |
| | | e nom seer home desensinado: |
| | | ca, pois per cort'havedes a guarir, |
| 20 | | nunca de vós devedes a partir |
| | | um home que vos traj'acompanhado. |
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Nota geral: Continua a zombaria em torno da cegueira e das "quedas" de D. Estêvão, agora dando à expressão "cair bem" (numa primeira leitura) um sentido moral: fazer-se apreciado. Como nas cantigas anteriores de João Soares Coelho e nas restantes deste ciclo que os trovadores e jograis afonsinos dedicam a esta personagem, também na última estrofe há uma alusão aos alegados gostos sexuais de D. Estêvão. Como noutras cantigas equívocas semelhantes, note-se que a pontuação deverá ser alterada numa segunda leitura. Quanto à identidade deste D. Estêvão e ao contexto em que se insere o ciclo de cantigas que lhe são dirigidas, veja-se a explicação que fornecemos na Nota Geral a uma composição de Airas Peres de Vuitorom (bem como a nota antroponímica ao v. 1).
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