Gonçalo Anes do Vinhal


Maestre, tôdolos vossos cantares
já quê filham sempre d'um a razom
e outrossi ar filham a mi som;
e nom seguides [i] outros milhares,
5senom aquestes de Cornoalha;
mais este[s] seguides bem, sem falha,
e, ai trobador, per tantos logares.
  
D'amor e d'escarnh', em todas razões,
os seguides sempre; [e] bem provado
10eu o sei que [os] havedes filhado;
ca, se ar seguíssedes outros sões,
nom trobaríades peior por en;
pero seguides os nossos mui bem
e já ogan'i fezestes tenções,
  
15em razom d'um escarnho que filhastes
e nom [no-lo] metestes ascondudo;
ca já quê era de Pedr[o] Agudo
essa razom em que vós i trobastes;
mais assi a soubestes vós deitar
20antr'ũas rimas e entravincar,
que toda vo-la na vossa tornastes.
  
Par maestria soubestes saber
da razom alhea vossa fazer
e seguir sões, a que vos deitastes.
  
25E gram careza fezestes, de pram;
mais los trobadores travar-vos-am
já quê nos tempos, que bem nom guardastes.



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Nota geral:

Este "maestre" a quem se dirige esta cantiga poderá ou não ser o mesmo físico que aparece numa outra cantiga do mesmo trovador, a dar-se o caso dos seus talentos se estenderem à arte de trovar (o que talvez tenha sido o caso de Mestre Nicolás). Mas aqui o universo é exclusivamente trovadoresco: trata-se da questão da "arte de seguir" que este mestre-trovador prezava de sobremaneira. As cantigas de seguir eram cantigas compostas a partir de outras, cuja música, rimas ou mesmo refrão "seguiam". O processo é perfeitamente conforme às melhores regras e vem detalhadamente explicado na Arte de Trovar (capítulo nono). É, pois, a insistência neste tipo de composição que parece servir aqui de acusação: o que este "maestre" faria seria pura e simplesmente um plágio. Para além da chacota, esta cantiga é, assim, uma importante fonte documental sobre alguns aspetos da arte de trovar galego-portuguesa.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Escárnio e maldizer
Mestria
Cobras singulares
Finda (2)
(Saber mais)


Fontes manuscritas

V 1007

Cancioneiro da Vaticana - V 1007


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas