| | | Gonçalo Anes do Vinhal |
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| | | Pero d'Ambroa, sempr'oí cantar |
| | | que nunca vós andastes sobr'o mar |
| | | que med'houvéssedes, nulha sazom; |
| | | e que havedes tam gram coraçom, |
| 5 | | que tanto dades que bom tempo faça |
| | | bem como mao nem como bõaça |
| | | nem dades rem por tormenta do mar. |
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| | | E des i, já pola nave quebrar, |
| | | aqui nom dades vós rem polo mar |
| 10 | | come os outros que i vam entom; |
| | | por en têm que tamanho perdom |
| | | nom havedes come os que na frota |
| | | vam, e se deitam, com medo, na sota, |
| | | sol que entendem tormenta do mar. |
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| 15 | | E nunca oímos doutr'home falar |
| | | que nom temesse mal tempo do mar; |
| | | e por en cuidam quantos aqui som |
| | | que vossa madre com algum caçom |
| | | vos fez, sem falha, ou com lobaganto; |
| 20 | | e todos esto cuidamos, por quanto |
| | | nom dades rem por tormenta do mar. |
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Nota geral: Chacota ao segrel Pero d´Ambroa que deverá ter como motivo a sua alegada peregrinação à Terra Santa, que serviu de mote a uma série de cantigas dos trovadores e jograis afonsinos, todos pondo em dúvida essa grande viagem, que não teria passado de Montpellier. Gonçalo Eanes do Vinhal é um dos céticos: aqui, ironicamente, e com imagens muito sugestivas, sugere que a verdadeira causa do regresso teria sido o medo das tempestades marítimas. É possível, no entanto, que esta, como as restantes composições deste ciclo, tivessem um contexto político mais alargado, como discutimos Nota Geral à cantiga de Pedr´Amigo de Sevilha.
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