Cantiga com provérbio: → Como lhe cantarem, assim bailará (linha 20)
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| | | Rui Queimado |
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| | | Dom Marco, vej'eu muito queixar |
| | | Dom Estêvam de vós, ca diz assi: |
| | | que, pero foi mui mal doent'aqui, |
| | | que vos nunca quisestes trabalhar |
| 5 | | de o veer, nen'o vistes; mais bem |
| | | jura que o confonda Deus por en |
| | | se vos esto per casa nom passar. |
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| | | Qual desdém lhi vós fostes fazer |
| | | nunca outr'home a seu amigo fez; |
| 10 | | mais ar fará-vo-lo [el], outra vez, |
| | | se mal houverdes: nom vos ar veer; |
| | | ca x'é el home que x'há poder tal, |
| | | bem come vós, se vos ar veer mal, |
| | | de vos dar en pelo vas'a bever. |
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| 15 | | Diz que o nom guii Nostro Senhor, |
| | | se vos mui ced'outr'atal nom fezer: |
| | | nom vos veer quando vos for mester, |
| | | poilo nom vistes; aind'al diz peior, |
| | | um verv'antigo, com sanha que há: |
| 20 | | "como lhi cantardes, bailar-vos-á", |
| | | ca nom há porque vos baile melhor. |
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Nota geral: Um desaguisado entre dois cortesãos, o primeiro queixando-se de o outro não o ter visitado (visto) quando tinha estado doente. A cantiga é um equívoco sobre o tema da miopia ou cegueira, um tema habitual num ciclo de composições que encontramos nos cancioneiros sobre um personagem chamado D. Estêvão (e cujo contexto é explicado na Nota Geral a uma delas), mas, atendendo a que este D. Marco nunca aparece nesse ciclo, não é impossível que esta composição satirize um outro D. Estêvão, seu homónimo. Também não sabemos se este D. Marco seria um dos "amigos" de D. Estêvão, o que a certa altura parece ser sugerido, ou se simplesmente seriam os dois ceguetas (ambas as coisas são, aliás, possíveis). Se ainda por cima este D. Marco fosse um cantor, o provérbio final seria um achado de humor. Mas esta última sugestão é apenas uma hipótese.
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