| | | Pero Garcia Burgalês |
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| | | Pero me vós, donzela, mal queredes, |
| | | porque vos amo, conselhar-vos-ei |
| | | que pois vos vós entoucar nom sabedes, |
| | | que façades quanto vos eu direi: |
| 5 | | buscade quem vos entouque melhor |
| | | e vos correga, polo meu amor, |
| | | as feituras e o cós que havedes. |
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| | | E se esto fezerdes, haveredes, |
| | | assi mi valha a mi Nostro Senhor, |
| 10 | | bom parecer e bom talh', e seredes |
| | | fermosa muit'e de bõa coor; |
| | | [e] se cada que s'a touca torcer, |
| | | se log'houverdes quem vos correger |
| | | as feituras, mui bem pareceredes. |
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| 15 | | Ai mia senhor, por Deus, em que creedes, |
| | | pois que por al nom vos ouso rogar, |
| | | pois sempr'a touca mal posta tragedes, |
| | | creede-mi do que vos conselhar: |
| | | em vez de vo-la correger alguém, |
| 20 | | correga-vo-las feituras mui bem |
| | | e o falar, e se nom, nom faledes. |
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Nota geral: Lição de moda e etiqueta a uma donzela desleixada. À mistura vão conselhos para corrigir também os seus dotes físicos e o seu comportamento em sociedade. A cantiga inicia-se, no entanto, com o tradicional lamento do apaixonado rejeitado pela senhora, podendo ser considerada, neste, e em outros aspetos, um escárnio de amor.
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