Lopo Lias

Rubrica:

  

Este cantar fez em som d'um descor, e feze-o a um infançom de Castela que tragia leito dourado, e era mui rico e guisava-se mal e era muit'escasso


Quem hoj'houvesse
guisad'e podess', e
[quisesse],
um cantar fezesse
5a quem mi ora eu sei!
E lhi dissesse
(pois pouco valvesse
e nom desse
rem) que nom trouxesse
10 leit'em cas d'el-rei!
  
Ca, pois honrado
nom é, nem graado,
doado
faz leito dourado
15depós si trager;
e tem poupado
quant'há e negado;
pecado
o trag'enganado,
20 que lho faz fazer.
  
Ca nunca el de seu
haver rem deu,
- esto bem sei eu -
que lh'estevesse bem;
25Demo lho deu,
pois que lhi prol nom tem;
muito lh'é greu,
quando lho ped'alguém;
  
E mantenente
30perd'o contenente
verdadeiramente
e vai-s'asconder;
e faz-se doente
e nosso mal nom sente
35e fug'ant'a gente,
pola nom veer.



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Nota geral:

Esta cantiga contra um infanção pretensioso mas sovina é, como nos informa a rubrica que a acompanha, uma cantiga de seguir, ou seja, uma cantiga feita a partir de uma outra composição, no caso, feita a partir da música de um descordo (e que seria muito possivelmente, segundo Paolo Canettieri1, a composição de Guillem Augier Ses alegratge). Este facto explica o complicado esquema métrico e estrófico da cantiga, que confundiu certamente os copistas, dadas as dificuldades com que nos deparamos no texto dos apógrafos italianos.
Note-se, para compreensão da cantiga, que os grandes senhores medievais se faziam muitas vezes acompanhar, nas suas deslocações, por uma espécie de camas desmontáveis (como, aliás, nos diz a rubrica).

Referências

1 Canettieri, Paolo (1994), “Il «contrafactum» galego-portoghese di un «descort» occitanico”, in Actas del III Congreso de la Asociación Hispánica de Literatura Medieval:Salamanca 1989, Universidade de Salamanca.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Escárnio e maldizer
Descordo
Cobras singulares
(Saber mais)


Fontes manuscritas

B 1355, V 963

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 1355

Cancioneiro da Vaticana - V 963


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas