Toponímia referida na cantiga:
  (linha 1)

Lopo Lias


 A dona de Bagüin      ←
que mora no Soveral,      ←
 dez e seis soldos há de mi;      ←
e dei-l[h]os eu per preit'atal:      ←
5que mi os ar desse,      ←
ond'al nom fezesse,      ←
senom [que] veesse      ←
 falar mig'em cas Dom Corral.      ←
  
  Sabem em Morraz'e Salnês      ←
10meu preit'e seu; e nom lhis pês      ←
que há de mim, mais há d'um mês,      ←
um sold'e dous e dez e três;      ←
[e] demais dizia      ←
que [ao] tercer dia      ←
15[mi os ar daria]      ←
em cas Dom Corral, o burguês.      ←



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Nota geral:

Segunda cantiga dedicada à dona do Soveral (vide a primeira) e de matéria semelhante.
A composição levanta alguns problemas de edição, uma vez que em V as duas estrofes têm numeração independente, enquanto em B elas aparecem sob o mesmo número, como uma única cantiga, tal como a editamos aqui. Lapa1, no entanto, seguiu a indicação de V e fez de cada estrofe uma cantiga diferente, no que foi seguido por Pellegrini2. O problema prende-se com a irregularidade rimática e métrica da composição, na lição que nos chegou. No entanto, as duas estrofes parecem estar tão indiscutivelmente ligadas tematicamente que, apesar da estrutura métrica e rítmica ser algo bizarra, tudo leva a crer que se trata de uma única composição, como B testemunha. Souto Cabo3, de resto, edita também as duas estrofes como uma única composição.

Referências

1 Lapa, Manuel Rodrigues (1970), Cantigas d´Escarnho e de Maldizer dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses, 2ª Edição, Vigo, Editorial Galaxia.

2 Pellegrini, Silvio (1969), "Il canzionere de D. Lopo Liáns", in Annali dell´Istituto Universitario Orientale - Sezione Romanza, XI .

3 Souto Cabo, José António (2011), "Lopo Lias: entre Orzelhão e Compostela", Diacrítica, 25.3, Universidade do Minho.
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Nota geral


Descrição

Cantiga de Escárnio e maldizer
Mestria
Cobras singulares
(Saber mais)


Fontes manuscritas

B 1352, V 959/60

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 1352

Cancioneiro da Vaticana - V 959/60


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas