| | | Lopo Lias |
| | | | O infançom houv'atal | | | | trégoa migo des Natal | | | | que agora oiredes: | | | | que lhi nom dissesse mal | | 5 | | da sela nem do brial; | | | | mais aquel dia, vedes, | | | | ante que foss'ũa légoa, | | | | comecei | | | | aqueste cantar da égoa, | | 10 | | que nom andou na trégoa; | | | | e por en lhi cantarei. | | | | | Nom neg'eu que trégoa di | | | | ao brial, há sazom [i], | | | | e aa rengelhosa; | | 15 | | e de pram andarom i | | | | as mangas do ascari, | | | | mais nom a rabicosa. | | | | Ante que foss'ũa légoa, | | | | comecei | | 20 | | aqueste cantar da égoa, | | | | que nom andou na trégoa; | | | | e por en lhi cantarei. | | | | | Dei [i] eu ao infançom | | | | e a seu brial [entom] | | 25 | | trégoa, ca mi a pedia; | | | | e ao outro zevrom, | | | | a que reng'o selegom; | | | | mais logo naquel dia, | | | | ante que foss'ũa légoa, | | 30 | | comecei | | | | aqueste cantar da égoa, | | | | que nom andou na trégoa; | | | | e por en lhi cantarei. | | | | | Ao infançom vilam, | | 35 | | afamado come cam, | | | | e a[a] canterlada | | | | e ó seu brial d'Alvam | | | | trégoa lhi dei eu, de pram; | | | | e, pois lha houvi dada, | | 40 | | ante que foss'ũa légoa, | | | | comecei | | | | aqueste cantar da égoa, | | | | que nom andou na trégoa; | | | | e por en lhi cantarei. |
|
----- Aumentar letra ----- Diminuir letra
|
|
| Nota geral: Esta é a última cantiga do ciclo dirigido aos infanções de Lemos. De facto, ela desenvolve-se como uma espécie de post-scriptum, depois da trégua alegadamente acordada entre o trovador e os visados. Acontece que D. Lopo Lias não conseguiu resistir à nova aquisição do infanção - uma égua que não estava incluída no acordo de paz. Para a contextualização e possível datação deste ciclo, veja-se a Nota Geral à primeira das suas cantigas.
|
|
Nota geral
Descrição
Cantiga de Escárnio e maldizer Refrão Cobras singulares (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 1349, V 956
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Desconhecidas
|