Antroponímia referida na cantiga: → (linha 16)
| | | | | | Lopo Lias |
| | | | Ora tenho guisado ← | | | | de m'achar o zevrom: ← | | | | nom and'encavalgado ← | | | | nem trag'er selegom ← | | 5 | | nem sela, mal pecado, ← | | | | nem lh'oírei o som: ← | | | | ca já nom traj'a sela, ← | | | | de que riiu a bela, ← | | | | a sela canterlada, ← | | 10 | | que rengeu na ciada. ← | | | | | Val-mi Santa Maria, ← | | | | pois a sela nom ouço, ← | | | | a que renger soía ← | | | | ao lançar do touço; ← | | 15 | | matar-se-m'-ia um dia ← | | | | ou ele ou Airas Louço: ← | | | | ca já nom traj'a sela, ← | | | | de que riiu a bela, ← | | | | a sela canterlada, ← | | 20 | | que rengeu na ciada. ← |
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| Nota geral: Mais uma composição do ciclo que D. Lopo Lias dedica aos infanções de Lemos. O trovador diz-nos agora que, por terem deixado de usar as velhas selas desconjuntadas cujo ranger os anunciava à distância, já não consegue encontrar facilmente um deles. Se calhar terá morrido nalguma queda... Para a contextualização e possível datação deste ciclo, veja-se a Nota Geral à primeira das suas cantigas.
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Nota geral
Descrição
Cantiga de Escárnio e maldizer Refrão Cobras singulares (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 1345, V 952
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Desconhecidas
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