| | | Martim Soares |
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| | | Em tal poder, fremosa mia senhor, |
| | | sõo de vós qual vos ora direi: |
| | | que bem ou mal, enquant'eu vivo for, |
| | | qual vos prouguer, de vós atendê-l'-ei; |
| 5 | | ca se me vós, senhor, fezerdes bem, |
| | | bem me verrá de Deus e doutra rem; |
| | | e se me vós quiserdes fazer al, |
| | | Amor e Deus logo me farám mal. |
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| | | E entend'eu, fremosa mia senhor, |
| 10 | | mentr'eu vos vir, que nunca perderei |
| | | gram bem de Deus, nem de vós, nem d'Amor, |
| | | ca, pois vos vejo, de tod'eu bem hei; |
| | | e direi-vos, mia senhor, que mi avém: |
| | | amor de Deus prend'[e] esforç'e sem, |
| 15 | | mentre vos vejo; mais pois vos nom vir, |
| | | esforç'e sem e Deus ham-mi a falir. |
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| | | E des entom, fremosa mia senhor, |
| | | nunca de Deus nem de mim prenderei |
| | | prazer, nem bem de que haja sabor; |
| 20 | | ca, mia senhor, de qual guisa haverei |
| | | bem deste mundo, pois me for daquém? |
| | | Ca perderei quanto prazer me vem, |
| | | pois vos nom vir, e perderei des i |
| | | Deus, mia senhor, e o seu bem e mi. |
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| 25 | | E direi-vos, fremosa mia senhor, |
| | | pois vos nom vir, quam perdudo serei: |
| | | perderei sem e esforç'e pavor |
| | | e des i bem nem mal nom sentirei; |
| | | e, mia senhor, al vos ar direi en: |
| 30 | | nom mi terrá, conselho que me dem, |
| | | dano, nem prol, nem pesar, nem prazer |
| | | e per qual guisa m'hei mais a perder. |
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| | | Ca perdud'é, senhor, a meu cuidar, |
| | | quem perde sem e prazer e pesar. |
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Nota geral: O trovador diz à sua senhora que está de tal modo subjugado que o bem ou o mal que tiver na vida dela dependem: assim, se ela lhe for favorável, logo Deus e o mundo lhe serão favoráveis; se não quiser sê-lo, logo Deus e o Amor lhe farão mal. E entende que, enquanto a puder ver, tudo de bom lhe acontece, sentindo-se mais próximo de Deus e ganhando em coragem e em sensatez; mas quando a não vir, tudo isto o abandonará. Assim, se partir, perderá não só a esperança de ter algum prazer neste mundo, mas perderá igualmente o favor de Deus. E perder-se-á a si mesmo, uma vez que razão, coragem e mesmo o sentido do medo o abandonarão, Deixará de sentir quer o bem quer o mal, passando tudo a ser-lhe indiferente.
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