Toponímia referida na cantiga: → (linha 7)
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| | | João Soares de Paiva |
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| | | Esta cantiga é de maldizer e feze-a Joam Soárez de Pávia a 'l-rei Dom Sancho de Navarra porque lhi troub'host'em sa terra e nom lhi deu el-rei ende dereito.
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| | | Ora faz host'o senhor de Navarra, ← |
| | | pois em Proenç'est el-rei d'Aragom; ← |
| | | nom lh'ham medo de pico nem de marra ← |
| | | Tarraçona, pero vezinhos som, ← |
| 5 | | nem ham medo de lhis poer boçom ← |
| | | e riir-s'-am muit'em dura edarra; ← |
| | | mais se Deus traj'o senhor de Monçon, ← |
| | | bem mi cuid'eu que a cunca lhis varra. ← |
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| | | Se lh'o bom rei varrê'la escudela ← |
| 10 | | que de Pamplona oístes nomear, ← |
| | | mal ficará aquest'outr'em Todela, ← |
| | | que al nom há [a] que olhos alçar: ← |
| | | ca verrá i o bom rei sejornar ← |
| | | e destruir atá burgo d'Estela, ← |
| 15 | | e veredes Navarros lazerar ← |
| | | e o senhor que os todos caudela. ← |
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| | | Quand'el-rei sal de Todela, estrẽa ← |
| | | ele sa host'e tod'o seu poder; ← |
| | | bem sofrem i de trabalh'e de pẽa, ← |
| 20 | | ca vam a furt'e tornam-s'em correr; ← |
| | | guarda-s'el-rei, com'é de bom saber, ← |
| | | que o nom filhe luz em terra alhẽa, ← |
| | | e onde sal, i s'ar torn'a jazer ← |
| | | ao jantar ou se nom aa cẽa. ← |
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Nota geral: Esta cantiga, que é certamente uma das mais antigas que os cancioneiros nos transmitiram, pelo menos a mais antiga que pode ser datada, alude a um contexto histórico preciso: as lutas travadas entre o rei D. Sancho VII de Navarra e os reis de Aragão e de Castela, depois da derrota de Alarcos em 1195. Tendo em conta este contexto, a composição deverá ter sido composta, pois, nos anos finais do século XII, talvez por volta de 1196. Como referem a cantiga e a rubrica, o rei de Navarra, a partir da sua praça-forte de Tudela, aproveitaria a ausência do rei de Aragão (que poderá ser Afonso II ou Pedro II) na Provença para lhe invadir e devastar as terras, o que para o trovador português, senhor de algumas propriedades na região de fronteira entre os dois reinos, era uma atitude cobarde. Será a uma dessas saídas da hoste navarra, num percurso que terá incluído a passagem hostil pelas terras de João Soares, que a rubrica alude (mas não a cantiga, que coloca a questão em termos gerais). Em ambos os manuscritos, e para além da sua rubrica específica (acima transcrita), a cantiga vem ainda precedida da conhecida rubrica geral: Aqui se começom as cantigas d´escarnh´e de maldizer, vestígio da programada divisão tripartida de géneros que organizava os Cancioneiros.
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