| | | Estêvão da Guarda, Josepe |
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| | | - Vós, Dom Josep, venho eu preguntar: |
| | | pois pelos vossos judeus talhadores |
| | | vos é talhado, a grandes e meores, |
| | | quanto cada um judeu há de dar, |
| 5 | | per qual razom Dom Foam judeu, |
| | | a que já talha foi posta no seu, |
| | | s'escusa sempre de vosco peitar? |
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| | | - [E]stêvam da Guarda, pode quitar |
| | | qual judeu quer de peitar os senhores, |
| 10 | | mais na talha, graças nem amores |
| | | num lhi faram os que ham de talhar; |
| | | e Dom Foam já per vezes deu |
| | | do que talharom, com'eu dei do meu, |
| | | er dará mais, e querrá-se livrar. |
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| 15 | | - Dom Josep, tenho por sem razom, |
| | | pois já foi vosc', em talha, igualdado |
| | | (u do seu deu quanto lhi foi talhado), |
| | | que per senhores haja defensom |
| | | de nom peitar com'outro peitador, |
| 20 | | como peita qualquer talhador |
| | | quanto lhi talham, sem escusaçom. |
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| | | - [E]stêvam da Guarda, per tal auçom |
| | | qual vós dizedes, foi já demandado |
| | | e foi per el seu feito desputado, |
| 25 | | assi que dura na desputaçom; |
| | | e do talho nom tem [i] o melhor, |
| | | ca deu gram peça; mais pois seu senhor |
| | | lha peita, quanto val tal quitaçom! |
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| | | [...] |
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| 30 | | - Já Dom Foam, por mal que mi quer, diz |
| | | que nego quant'hei, por nom peitar nada; |
| | | e de com'é mia fazend'apostada, |
| | | vós, Dom Estêvam, sodes en bem fis |
| | | que nunca foi de mia talha negado, |
| 35 | | mais sabudo é, certo, apregoado, |
| | | quant'hei na terra, móvil e raíz. |
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| | | - Dom Josep, já eu [som] cert'e fiz |
| | | que do vosso nom é cousa negada, |
| | | mais é tam certa e apre[go]ada |
| 40 | | come o vinho forte em Alhariz; |
| | | e el quer já de vós, desarreigado, |
| | | de vos haver assi [mal] espeitado |
| | | com'hoj'el é pelo maior juiz. |
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Nota geral: Curiosa tenção entre Estêvão da Guarda e o judeu D. Josep, muito provavelmente um alto funcionário da fazenda ao serviço de D. Dinis (ou de seu filho, D. Afonso IV). A tenção é uma verdadeira discussão sobre questões fiscais, nomeadamente sobre a aplicação da talha, imposto proporcional aos bens, de cujo montante e cobrança se encarregavam os próprios judeus. Além de estar incompleta (parece faltar-lhe a quinta estrofe, correspondente a uma resposta de Estêvão da Guarda - mas veja-se a discussão desta questão na nota respetiva), e das restantes estrofes serem de leitura difícil nos manuscritos, esta composição aborda um tema de tal forma técnico que, em muitos passos, o seu sentido não é hoje muito claro para nós. Parece, de qualquer forma, que Estêvão da Guarda parte da acusação, que um outro judeu (que se sentia prejudicado no imposto que lhe tinha sido aplicado) faria a D. Josep, de fuga às suas próprias obrigações fiscais, estando o caso mesmo em tribunal. D. Josep defende-se e, no final, Estêvão da Guarda acaba por lhe dar razão e acusar o seu delator de má-fé e inveja.
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