Pesquisa no glossário
  (linha 25)

Martim Soares


Quando me nembra de vós, mia senhor,       ←
em qual afã me fazedes viver,      ←
e de qual guisa leixades Amor      ←
fazer em mi quanto x'el quer fazer,      ←
5entom me cuid'eu de vós a quitar;      ←
mais pois vos vej'e vos ouço falar,      ←
outro cuidad'ar hei log'a prender.      ←
  
Porque vos vejo falar mui melhor      ←
de quantas donas sei e parecer      ←
10e cuid'em como sodes sabedor      ←
de quanto bem dona dev'a saber.      ←
 Este cuidado me faz destorvar      ←
de quant'al cuid'e nom me quer leixar      ←
partir de vós nem de vos bem querer.      ←
  
15E quand'ar soio cuidar no pavor      ←
que me fazedes, mia senhor, sofrer,       ←
entom cuid'eu, enquant'eu vivo for,      ←
que nunca venha ao vosso poder;      ←
  mais tolhe-m'en[de], daqueste cuidar,      ←
 20vosso bom prez e vosso semelhar      ←
e quanto bem de vós ouço dizer.      ←
  
Mais quem vos ousa, mia senhor, catar?      ←
Deus!, como pod'o coraçom quitar      ←
de vós, nen'os olhos de vos veer?      ←
  
25Nem como pode d'al bem desejar      ←
senom de vós, que[m] sol oir falar      ←
em quanto bem Deus em vós faz haver?      ←



 ----- Aumentar letra ----- Diminuir letra

Nota geral:

Quando o trovador se lembra do tormento em que a sua senhora o faz viver, quer desistir de a amar. Mas quando logo depois a vê e a ouve falar, outra apoquentação vem substituir as anteriores: não pode deixar de ficar obcecado com a sua beleza e perfeição, E esta obsessão impede-o de pensar em qualquer outra coisa, incluindo desistir de a amar. Também o pavor que tem dela o leva a não querer estar sob o seu domínio. Mas, de novo, a sua beleza e o bem que ouve dizer dela o impedem.
Nas duas findas, o trovador exprime a sua divisão interior: como ousará olhá-la? E como poderá não o fazer?



Nota geral


Descrição

Cantiga de Amor
Mestria
Cobras uníssonas
Finda (2)
(Saber mais)


Fontes manuscritas

A 47, B 159

Cancioneiro da Ajuda - A 47

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 159


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas